Siga Antenado alerta população do RN sobre possíveis interferências no sinal de quem usa parabólica tradicional

Problema poderá ocorrer assim que o 5G for ativado em 34 municípios do RN. — Foto: Divulgação

A chegada do 5G está avançando em todo o país. No Rio Grande do Norte, prestadoras de internet de 34 municípios podem solicitar a ativação da tecnologia ultrarrápida. Em todo o país, a instalação de infraestrutura para o 5G já foi autorizada em 1.610 municípios que correspondem a 66,4% da população do Brasil.

Com a liberação do sinal, aumenta o senso de urgência para a troca das parabólicas tradicionais pelas novas parabólicas digitais. A troca se faz necessária, pois a população que utiliza a parabólica tradicional para receber sinal de TV aberta poderá enfrentar interferências, como chuviscos, chiados, imagem travada ou até interrupção do sinal. Isso acontece porque o 5G opera na mesma frequência da parabólica tradicional, a Banda C. Já o equipamento digital opera em outra faixa, a Banda Ku.

Famílias de baixa renda têm direito à substituição gratuita

Famílias de menor renda inscritas em Programas Sociais do Governo Federal e que já tenham a antena parabólica tradicional em pleno funcionamento têm direito à instalação gratuita do equipamento digital. Para saber se você tem direito, basta acessar o site sigaantenado.com.br ou ligar para 0800 729 2404, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 16h, com o CPF ou NIS em mãos.

No Rio Grande do Norte, mais de 71,2 mil famílias têm direito a troca gratuita dos equipamentos. A substituição é realizada pela Siga Antenado, Entidade Administradora da Faixa criada por determinação da Anatel, responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (banda C) para o sinal das parabólicas digitais (banda Ku). A Siga Antenado é formada pelas operadoras Claro, TIM e Vivo, que foram as vencedoras dos blocos nacionais do leilão do 5G, com as licenças da faixa 3,5 GHz.

Veja a lista das cidades com autorizações no Rio Grande do Norte:

Natal

Baía Formosa

Brejinho

Lagoa de Pedras

Lagoa Salgada

Poço Branco

Pureza

Rio do Fogo

Senador Georgino Avelino

Taipu

Tibau do Sul

Vila Flor

Areia Branca

Arês

Baraúna

Bom Jesus

Ceará-Mirim

Extremoz

Goianinha

Grossos

Ielmo Marinho

Macaíba

Maxaranguape

Monte Alegre

Mossoró

Nísia Floresta

Parnamirim

São Gonçalo do Amarante

São José de Mipibu

São Miguel do Gostoso

Serra do Mel

Tibau

Vera Cruz

Mais informações:

COMUNICAÇÃO SIGA ANTENADO RN

APCOM Comunicação Estratégica | @agenciaapcom | (81) 3036.2544
Gustavo Farache (Atendimento APCOM RN) | (84) 99983.0905