Dupla suspeita de aplicar golpes com cartões de crédito é presa na Grande Natal

Produtos apreendidos durante operação da Delegacia de Macaíba, na Grande Natal. — Foto: Divulgação

Dois homens suspeitos de aplicar golpes com cartões de crédito foram presos durante uma operação deflagrada pela Polícia Civil de Macaíba, na Grande Natal, nesta quarta-feira (28).

A “Operação Outlander” cumpriu os mandados de prisão em Parnamirim e São Gonçalo do Amarante, também na região metropolitana.

De acordo com a investigação da corporação, os suspeitos fazem parte de um grupo espalhado por todo o país que compartilha e usa números de cartões de créditos para compras pela internet, com dados de vítimas ou de pessoas que fornecem suas informações para o crime.

Ainda de acordo com a polícia, os suspeitos foram responsáveis pela compra de seis bicicletas de alto valor, em uma loja de Macaíba, usando cartões de créditos de duas pessoas de fora do estado, uma do Paraná e a outra de São Paulo, ambas com seus dados usados ilegalmente.

Um homem de 36 anos, que já tinha sido preso e condenado pelo crime de roubo seria o responsável por adquirir os dados dos cartões por meio de uma pessoa do Rio de Janeiro para realizar as compras pela internet.

Na casa dele, a Polícia Civil localizou diversos objetos contrabandeados, além de relógios de alto valor, bicicletas, patins e outros objetos valiosos, com notas fiscais em nome de pessoas de fora do estado e cuja entrega ocorrem na Grande Natal.

Segundo a polícia, o suspeito ainda tentou destruir o próprio celular, mas foi contido pela equipe.

Já o segundo suspeito, de 32 anos, tinha a função de também realizar compras com os dados de cartões obtidos, além de ser o responsável por receber o material adquirido. Ele foi preso ao tentar receber duas bicicletas novas, estando com alguns documentos falsos.

A polícia ainda afirmou que o homem teria usado como “laranja” a funcionária de um bar de Parnamirim. Ela também conduzida para a unidade policial, mas liberada em seguida.

O dono do bar também foi conduzido, pois no estabelecimento havia a exploração de jogos de azar, sendo formalizado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

“A operação permitiu identificar um grande grupo criminoso que está atuando no país inteiro, usando nome e dados de pessoas para aplicar golpe no comércio. O nome Outlander significa forasteiro, e faz referência às pessoas vítimas que têm seus dados usados por esses criminosos, todas de fora do estado, o que despertou a atenção dos investigadores da Delegacia de Macaíba”, informou a Polícia Civil.

Por g1 RN