Silvio Berlusconi, ex-dono do Milan, morre aos 86 anos

Milan conquistou cinco troféus da Liga dos Campeões sob a propriedade do ex-primeiro ministro da Itália. — Foto: Divulgação/Milan

Por Redação do ge, Milão, Itália — Silvio Berlusconi, ex-primeiro ministro da Itália e ex-dono do Milan, morreu aos 86 anos nesta segunda-feira. Ele estava internado no hospital San Raffaele, em Milão, por mais de um mês, e enfrentava leucemia, além de um quadro de infecção pulmonar.

Berlusconi comprou o Milan em fevereiro de 1986, quando o clube vinha de um jejum de sete anos sem conquistar um título italiano, além de ter amargado duas quedas para a segunda divisão.

Sob o comando de Berlusconi, o Milan conquistou cinco títulos da Liga dos Campões, oito do Campeonato Italiano, um Mundial de Clubes e seis Supercopas da Itália. Foram mais de 30 anos e 29 títulos com com o ex-primeiro ministro da Itália como presidente do clube.

— Profundamente triste, o AC Milan lamenta a morte do inesquecível Silvio Berlusconi e deseja estender a mão à família, associados e amigos mais queridos para compartilhar nossas condolências — declarou o Milan, nas redes sociais.

A vida política e os escândalos impactaram a sua gestão do clube. Silvio foi primeiro-ministro da Itália entre 1994 e 1995, de 2001 a 2005, entre 2005 e 2006 e de 2008 a 2011.

Berlusconi acertou em definitivo a venda do Milan para o grupo Rossoneri Sport Investment Lux, de investidores chineses, em abril de 2017, pelo valor de € 740 milhões (R$ 2,5 bilhões na época).