Projeto Trapiá Semente participou do I Arraiá Cidadão em São José do Seridó

Na última quarta-feira, dia 07 de junho aconteceu em São José do Seridó o I Arraiá Cidadão com participação do grupo de adolescentes e jovens do Projeto Trapiá Sementes, que forma grupos de teatro no Seridó e integrantes do NUCA – Núcleo de Cidadania de Adolescentes, presente em municípios que participam do Selo UNICEF.

A programação promoveu uma noite junina pelas ruas de São José do Seridó, com elenco do Casamento Matuto convidando a população para a festa junina na Praça de Eventos Edilza Dias. Na Praça de Eventos houve roda de conversa sobre a importância da preservação das tradições que fazem parte da cultura nordestina, quadrilha junina com casamento matuto e partilha de comidas típicas da época junina.

Na ocasião Rienzz Elias e Xaulim Dantas, que estão na coordenação do Trapiá Semente em São José, anunciaram o nome do grupo de teatro, escolhido de forma democrática entre os 50 adolescentes e jovens participantes do projeto: “Diante das sugestões para nome do grupo, houve votação e escolheram Grupo de Teatro Algodão Mocó” disse Xaulim Dantas.

O algodão mocó faz parte das riquezas peculiares de São José do Seridó e da região, tendo sido no passado o grande responsável pela economia no Seridó, sendo conhecido na região como “ouro branco”.

O Projeto Trapiá Semente é uma realização da Associação Cultural Trapiá através da Lei Câmara Cascudo e iniciativa do Edital Transformando Energia em Cultura do Instituto Neoenergia com patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Extraordinária de Cultura, Fundação José Augusto e Neoenergia Cosern, com produção da Mapa Realizações Culturais, e Conta com apoio das Prefeituras Municipais e Conselhos Municipais das Crianças e Adolescentes.