Kleber Rodrigues visita Clínica-escola do Autista de Santos, referência no país

Objetivo foi conhecer a experiência local para desenvolver projeto semelhante na cidade de Macaíba (RN). — Foto: Divulgação
Objetivo foi conhecer a experiência local para desenvolver projeto semelhante na cidade de Macaíba (RN). — Foto: Divulgação

O deputado estadual Kleber Rodrigues (PSDB) e presidente da Frente Parlamentar das Pessoas com Deficiência e Autismo da Assembleia Legislativa, visitou nesta terça-feira (6), a sede da Clínica-Escola do Autista, localizada na cidade de Santos, há 80km de São Paulo. A USC Saúde é uma associação civil, sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, que tem como escopo as atividades voltas as áreas da saúde, educação e assistência social. O prefeito de Macaíba, Emídio Júnior, acompanhou a visita.

O objetivo foi conhecer a experiência local para desenvolver projeto semelhante no Rio Grande do Norte, na cidade de Macaíba.

A clínica-escola atua no tratamento especializado de crianças do espectro autista , oferecendo equipe multiprofissional, composta por neuropediatra, terapeutas ocupacionais, fisioterapeuta, psicólogo, psiquiatra e psicopedagogos além dos serviços de odontologia e psiquiatria.

“Atuo em defesa desta causa e acredito que experiências como a de Santos são a melhor alternativa para colaborarmos com o desenvolvimento das pessoas do espectro autista. Saio encantado com a experiência e com os resultados que aclinica-escola oferece”, disse Kleber Rodrigues.

Sobre a Clínia-Escola

O prédio da Clínica-escola do Autista de Santos é totalmente acessível, com térreo e mais um pavimento, incluindo elevador, corredores e portas adaptados. Tudo foi pensado para o atendimento com excelência, incluindo as cores com baixo estímulo nas paredes, evitando impacto visual e oferecendo mais conforto.

São 12 salas de atendimento, mais duas de integração sensorial, uma de intervenção precoce e dois espaços diferenciados: Sala de Estimulação Sensorial e Sala de Atividades de Vida Diária (AVD).

No térreo, estão horta, pátio coberto, quadra esportiva, casa autônoma modelo (quarto, cozinha e banheiro), brinquedoteca e sala de brinquedos, consultório odontológico, salas de reunião e de manutenção e limpeza, área técnica, banheiros, recepção, área de resíduos e depósito.

Além de salas de musicoterapia, atendimentos, oficina maker e integração sensorial, diretoria e almoxarifado.