Senadora Zenaide presente no lançamento da Agenda Estratégica de Desenvolvimento Regional do Geoparque Seridó

A senadora fez questão de prestigiar esse momento tão importante para região Seridó. — Foto: Divulgação
A senadora fez questão de prestigiar esse momento tão importante para região Seridó. — Foto: Divulgação

A senadora Zenaide Maia participou, na noite desta quinta-feira (01), do lançamento da Agenda Estratégica de Desenvolvimento Regional do Geoparque Seridó, produzida pelo Programa LIDER, em Currais Novos. A senadora fez questão de prestigiar esse momento tão importante para região Seridó. “O que vi aqui foi muito entusiasmo. O Sebrae, juntamente com os prefeitos dos seis municípios nesse projeto, que tem tudo para ser um grande diferencial”, disse Zenaide.

O prefeito, Odon Júnior, que é presidente do Consórcio Intermunicipal dos Municípios do Geoparque Seridó, agradeceu a presença de todos e enfatizou a importância do lançamento da agenda. “Temos a necessidade de sensibilizar as pessoas para terem consciência da grandeza que é o Geoparque. É muito mais do que o turismo. É uma forma de construção coletiva, de desenvolvimento territorial, que ultrapassa a barreira turismo. É o pensar de forma coletiva, com diversos arranjos produtivos do nosso território”, declarou.

O Programa LIDER tem por objetivo mobilizar e integrar lideranças para o Planejamento Regional e a Gestão do Desenvolvimento do Território do Geoparque, com foco nos pequenos negócios. As lideranças são motivadas, sensibilizadas, organizadas e qualificadas para construção e implementação de agendas de desenvolvimento econômico para os municípios que fazem parte do Geoparque Seridó.

Os geoparques são áreas geográficas únicas e unificadas, onde os locais e paisagens de significado geológico internacional são gerenciados com um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. A estratégia de desenvolvimento sustentável aliada a uma gestão de qualidade passa por três componentes principais em um geoparque: geoconservação, geoeducação e geoturismo.

O território do Geoparque Seridó, que agora é um dos geoparques mundiais da Unesco, situa-se no semiárido nordestino, região centro-sul do Estado do Rio Grande do Norte, envolvendo totalmente os territórios dos municípios de Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Lagoa Nova e Parelhas. Estes municípios fazem parte da mesorregião Central Potiguar e englobam partes das microrregiões Serra de Santana e Seridó Oriental.

Presentes na solenidade: os deputados estaduais Hermano Morais, Francisco do PT e Terezinha Maia, a Coordenador de Obras e Serviços Turísticos da SETUR, Camila Duarte, o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojista do Rio Grande do Norte (FCDL) José Maria, Sebrae, presidente da FEMURN, Luciano Santos, o prefeito Odon Júnior, a vice-prefeita, Ana Albuquerque, além dos demais prefeitos.