Justiça Eleitoral cassa prefeito e vice do município de Passagem, no Agreste Potiguar

A juíza também aplicou multa no valor de 10.000 UFIR para cada um dos Representados. — Foto: Reprodução

Por Portal Fatos do RN — A Juíza da 13ª Zona Eleitoral de Santo Antônio/RN, Marina Melo Martins Almeida, decidiu nesta segunda-feira(29/05), cassar os mandatos do prefeito da cidade de Passagem, Juninho Fagundes (MDB), e do vice-prefeito Edilson Gerônimo Dantas (PSB), pela prática de captação ilícita de sufrágio, a chamada compra de votos.

A juíza também aplicou multa no valor de 10.000 UFIR para cada um dos Representados, nos termos do artigo 41-A da Lei 9.504/97.

A decisão é de primeira instância e cabe recurso. Eles permanecem nos cargos até o julgamento em segunda instância. Em caso da decisão ser mantida, ambos serão afastados e o presidente da Câmara de Vereadores deverá assumir o Executivo Municipal até a realização de novas eleições no município por determinação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN).

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral(AIJE) foi proposta por Wedna Maria Tavares de Mendonça de Araújo e pela coligação Amor a Passagem, formada por PL, PT e Solidariedade.

Nas eleições de 2020, Dikson Mesgrael Bezerra Júnior, mais conhecido como “Juninho”, obteve 51,55% dos votos válidos – foram 1.581 votos no total. Ele derrotou a candidata Wedna Mendonça (PL), que ficou em segundo lugar com 1.486 votos(48,45%). Uma diferença de apenas 95 votos.