FEMPTUR supera expectativas de público e de expositores em sua 9ª edição

A FEMPTUR foi mais uma oportunidade de mostrar o turismo interno do Rio Grande do Norte. — Foto: Divulgação
A FEMPTUR foi mais uma oportunidade de mostrar o turismo interno do Rio Grande do Norte. — Foto: Divulgação
A FEMPTUR foi mais uma oportunidade de mostrar o turismo interno do Rio Grande do Norte. — Foto: Divulgação

A 9ª FEMPTUR – Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN realizada na última sexta e sábado, no Centro de Convenções de Natal, superou as expectativas dos organizadores e dos expositores. Comparada com a edição do ano passado, a edição 2023 bateu os índices, pois houve um incremento da ordem de 53% no número total de visitantes durante os dois dias de Feira. “Em 2022, recebemos cerca de 6.200 pessoas, e já nesta edição, alcançamos o número de 9.500 visitantes”, comemora Gustavo Porpino, diretor da Argus Eventos, responsável pela realização da FEMPTUR.

Para Gustavo Porpino, foram muitos os elogios recebidos. “Estamos bem satisfeitos com a entrega desta 9ª edição da Femptur junto aos expositores, patrocinadores e visitantes do evento. As cidades turísticas potiguares se apresentaram de maneira atrativa, trazendo cultura e história local, gastronomia genuína e produtos da agricultura familiar”, enfatiza.

Segundo os expositores, a feira foi mais uma oportunidade de mostrar o turismo interno do Rio Grande do Norte, além de ser um espaço para negociações e novas parcerias. “A participação de São Miguel do Gostoso, mais uma vez na Femptur, foi de grande importância. Uma oportunidade única, nessa grande feira regional, para apresentar nosso destino. Este ano escolhemos a temática da sustentabilidade para nosso estande, onde buscamos seguir as recomendações dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Foi um sucesso! Quero agradecer aos visitantes, aos organizadores e a toda nossa equipe. Valeu muito a pena!”, declarou a secretária de Turismo de São Miguel do Gostoso, Janielle Linhares.

“A Femptur está cada vez mais integrando os municípios. As cidades que estão se inserindo no turismo estão participando e aprendendo a dar os primeiros passos na produção associada, que é o artesanato, a gastronomia, os diferenciais que são oferecidos na feira e depois também são comprados por hoteleiros. É um grande mix de negócios que vai desde o pequeno produtor ao grandes hoteleiros e agências. Nós temos serra, mar, dunas, cajueiros, parques, mergulhos, entre outras atrações. A FEMPTUR é união através do esforço concentrado, só assim o turismo vai prosperar”, declara Antônio Roberto Rocha, diretor da Argus Eventos.

Na opinião do prefeito de Lagoa Nova/RN e presidente da FEMURN, Luciano Santos, a Femptur é uma grande vitrine. “A participação dos municípios na 9º FEMPTUR abriu portas, mais uma vez, do interior do Rio Grande do Norte para o turismo potiguar, mostrando as qualidades culturais, naturais e gastronômicas para o conhecimento do turista natalense e do turista que vem conhecer o litoral norte-rio-grandense. Acreditamos muito que essa vitrine colocada para os municípios do interior gera bons frutos e excelentes resultados para o turismo do nosso RN”, disse.

A 9º edição inovou com o “Troféu FEMPTUR de Melhor Estande”, dividido em três modalidades: Ambientação, Originalidade e Interatividade. Os municípios expositores vencedores foram:

– Categoria Ambientação: 1º lugar Lagoa Nova; 2º lugar São José do Mipibu e 3º lugar Natal.
– Categoria Interatividade: 1º lugar Parnamirim; 2º lugar Galinhos e 3º lugar Sítio Novo.
– Categoria Originalidade: 1º lugar Timbaúba dos Batistas; 2º lugar Goianinha e 3º lugar São Miguel do Gostoso.

A 9ª FEMPTUR contou com o apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através do Governo Cidadão e Grupo Banco Mundial, Prefeitura do Natal, SEBRAE, Senac RN, Banco do Nordeste, ABIH-RN, SERHS Natal Grand Hotel e Datashow Brasil. A realização da Argus Eventos.