Influencer tem reação alérgica após comer salgado e morre em Natal; amigos lamentam

Jovem estava na UTI desde sábado. — Foto: Reprodução/Instagram

Uma fatalidade se abateu sobre Brendo Yan, de 27 anos, na última quarta-feira (26). Após consumir um salgado com camarão oferecido pelo vizinho, o jovem natalense teve uma forte reação alérgica e veio a óbito. De acordo com sua esposa, Brendo acreditava que o salgado era de frango. Ele havia se casado há um ano e trabalhava como assistente administrativo, além de ser influencer nas redes sociais.

O episódio com os bolinhos aconteceu no sábado (22). Brendo e sua esposa haviam saído pela manhã, retornando a casa somente no período da noite, quando o vizinho do casal ofereceu alguns bolinhos e disse que era de macaxeira. De acordo com informações apuradas pela Tribuna do Norte, o vizinho não sabia que o jovem era alérgico a camarão, e o mesmo também não perguntou os ingredientes do salgado.

A esposa do influencer relatou que Brendo começou a passar mal logo após comer os bolinhos, e que ele ainda chegou a tomar um antialérgico antes de ir para a UPA de Pajuçara, onde teve uma parada cardíaca no momento de sua chegada e precisou ser reanimado. No domingo, ele se transferiu ao Hospital Memorial.

Na UTI desde sábado, Brendo estava entubado, e tudo parecia estar funcionando normalmente. Entretanto, quando se fez a tomografia, constatou-se morte encefálica. Todos os exames e protocolos necessários foram feitos, e o óbito foi confirmado.

Amigos lamentam

Diversos amigos e conhecidos lamentaram a perda nas redes sociais. A última foto postada pelo jovem em sua conta no Instagram tem diversos comentários, como “nunca vou esquecer de você”, “te amo para sempre” e “que Deus possa te acolher e amparar”, além de muitos sentimentos a família e amigos.

Em seus stories, a esposa de Brendo declarou seu amor por ele. “Obrigada por me amar, obrigada por ter deixado eu te amar. Lutamos juntos até o fim, vou te amar para sempre”, disse a jovem em luto.

Edema de Glote

Informações apontam que a fatalidade aconteceu devido a um edema da glote. Essa condição médica acontece quando ocorre o inchaço da região superior da traqueia, conhecida como glote, responsável por permitir a passagem de ar dos pulmões para a laringe e vice-versa. Esse inchaço pode interferir na passagem de ar, causando dificuldades respiratórias e até mesmo obstruindo totalmente as vias aéreas, podendo levar a emergências médicas.

O edema da glote pode ser causado por diversas condições, como alergias, irritação das vias respiratórias, infecções, reações adversas a medicamentos, entre outras. Sintomas incluem dificuldade para respirar, rouquidão, dor de garganta, tosse, sibilância e sensação de aperto no peito.

O tratamento do edema depende da causa subjacente e da gravidade dos sintomas. Em casos mais graves, pode ser necessário realizar uma traqueostomia ou uma entubação para manter a via aérea aberta. É importante procurar ajuda médica imediatamente se houver suspeita de edema de glote, pois a condição pode ser potencialmente fatal se não tratada adequadamente. As informações são da Tribuna do Norte.