Audiência pública promovida pelo deputado Kleber Rodrigues vai debater atenção às pessoas com transtorno do espectro autista

O evento marca o encerramento do Abril Azul, o mês dedicado à causa do autismo. — Foto: Eduardo Maia

Mais informação e menos preconceito à pessoas com transtorno do espectro autista será o tema de audiência pública, promovida pelo deputado estadual Kleber Rodrigues (PSDB), no dia 28 de abril, às 14h, na Câmara Municipal de Assu. O evento marca o encerramento do Abril Azul, o mês dedicado à causa do autismo.

O transtorno do espectro autista é caracterizado por algum grau de dificuldade na interação social e na comunicação. Nem todos os autistas têm a necessidade de apoio constante, e vários podem ter uma vida independente.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma a cada 100 crianças no mundo tem o transtorno. Quanto mais cedo o diagnóstico, melhores as oportunidades de desenvolvimento.

No Rio Grande do Norte, diversas leis apresentadas pelo deputado Kleber Rodrigues garantem educação e atendimento multidisciplinar, além da prioridade a serviços públicos e privados às pessoas com autismo.

Já confirmaram presença representantes de várias instituições ligadas ao autismo das regiões do Vale do Assu e Mossoró. Também foram convidados representantes das secretarias estadual e municipal de saúde, Ministério Público e Tribunal de Justiça.