Líderes parlamentares debatem falta de saúde e mobilidade urbana

Deputados Isolda Dantas (PT) e Coronel Azevedo (PL). — Foto: João Gilberto

Os deputados Coronel Azevedo (PL) e Isolda Dantas (PT) usaram a tribuna da Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (13), para tratar de problemas relacionados à saúde pública e à mobilidade urbana no Rio Grande do Norte. As condições de trabalho, a falta de manutenção de equipamentos e de insumos no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró, pautaram o pronunciamento do deputado Coronel Azevedo, que demonstrou preocupação com a atual situação daquela unidade hospitalar.

“A situação está fugindo do controle. O que a imprensa local tem noticiado são coisas absurdas como médicos tendo que fazer cirurgias com lanternas, em virtude de o Hospital não possuir um gerador. Na última semana o gerador já parou duas vezes. Esse é o retrato da saúde pública da atual administração estadual”, lamentou.

Coronel Azevedo destacou que além da falta de condições de trabalho, a falta de manutenção dos equipamentos e de insumos e as inúmeras filas com pacientes tornam a situação ainda mais grave. “O tomógrafo está quebrado há mais de um mês. Não há regularidade no abastecimento de medicamentos e de insumos. As pessoas estão sendo deixadas nos corredores. A verdade é que os profissionais do Hospital Regional Tarcísio Maia têm feito milagres para salvar vidas e infelizmente o Governo do Estado não faz nada para mudar essa realidade tão cruel. Precisamos mudar esse cenário o mais rápido possível”, criticou.

Outro assunto debatido na sessão ordinária desta quinta-feira foi a mobilidade urbana da cidade de Mossoró, especificamente a falta de condições de tráfego das pessoas que residem no bairro Sumaré, em Mossoró. De acordo com a deputada Isolda Dantas, a situação está cada dia mais grave, visto que o bairro é separado do resto da cidade pela BR-304.
“O que temos visto é a constância de acidentes, pessoas arriscando a vida ao atravessar a Br-304, concorrendo com veículos que trafegam em alta velocidade”, contou.

A deputada disse que se reuniu com o corpo técnico do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) para a busca de soluções a longo e curto prazo. “A longo prazo será a instalação de passarelas, que custarão cerca de R$15 milhões. Mas a curto prazo, o departamento indicou a instalação de semáforos, que ainda não estão em funcionamento por falta de vontade da prefeitura de Mossoró que se negou a pagar pelos equipamentos, o que está provado em um documento do DNIT”, explicou Isolda.

Isolda Dantas ressaltou a sua disposição em buscar as soluções dos problemas de Mossoró e região, mesmo não sendo procurada pelo atual prefeito da cidade. “A arrogância do prefeito de Mossoró visitou a Assembleia Legislativa e veio pedir emendas aos deputados, mas não teve a humildade de visitar nosso gabinete. Ele sabe que sou a deputada eleita por Mossoró e mesmo assim, ele não deu nem um bom dia. Aprendi que na política a gente aprende a deixar as vaidades de lado quando o assunto é a favor do povo”, disse.

Isolda Dantas lembrou que estará em Mossoró, participando de uma audiência pública promovida pela Câmara Municipal. “Amanhã estarei em Mossoró participando de uma audiência pública promovida pelo presidente da Câmara, Lawrence Torquato, para debater a construção da imagem de Santa Luzia. Uma obra que vai incrementar o turismo religioso da cidade e da região”, comemorou.