Rio Grande do Norte registra chuvas com mais de 100 milímetros em 24 horas

RN-117, no Oeste potiguar, se rompeu após fortes chuvas na região e transbordamento de açudes — Foto: Vonúvio Praxedes/Diário Político

Por g1 RN — O Rio Grande do Norte registrou chuvas intensas em várias regiões, entre este sábado (8) e domingo (9). Em algumas cidades, o volume acumulado em 24 horas passou de 100 milímetros. O bom volume de água enche reservatórios de água, mas também gera transtornos para a população em diferentes cidades.

Segundo o boletim diário da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), as maiores chuvas foram registradas na região Leste, perto do litoral do estado, e no Oeste.

Em Canguaretama, foram 127 mm. Já em Vila Flor, o acumulado foi de 110,4 mm e, em Baía Formosa, 104,2 mm. Em São Miguel do Gostoso, a chuva passou dos 62 mm. Todos esses municípios ficam no Leste potiguar.

Ainda de acordo com a estatal, no Oeste, os maiores acumulados de chuva foram em Patu (62 mm), Martins (60 mm) e Almino Afonso (54,2 mm).

No entanto, a prefeitura de Caraúbas, também localizada na região, informou chuva de 128 mm no município – o boletim da Emparn não apresentava dados sobre o município até a última atualização desta matéria.

Neste domingo (9), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um novo alerta de chuvas intensas, com previsão de precipitações com até 100 milímetros por dia e ventos de até 100 km por hora, válido até às 10h desta segunda-feira (10). O aviso engloba todos os municípios potiguares.

Reflexos das chuvas

O grande volume de chuva provocou sangramento de reservatórios de água como a barragem de Umari, a terceira maior do estado, no município de Upanema. Com o bom volume de chuvas, na média, os reservatórios potiguares chegam perto de alcançar 60% de suas capacidades de reserva de água.

Em Caraúbas, no Oeste potiguar, a força da água que transbordou de uma barragem causou o rompimento da RN-117, que liga o município a Olho D’água dos Borges.

Uma adutora também se rompeu, o que causou a suspensão do abastecimento de água para o município.

Também neste domingo (9), a força da água da chuva rompeu uma rede de drenagem e causou a abertura de uma cratera no bairro Passagem de Areia, em Parnamirim, na Grande Natal. Ruas da cidade também ficaram alagadas.

Em Macaíba, a chuva causou alagamento da Ponte do Vigário e deixou população ilhada no bairro de Bela Vista, pela manhã. O acesso é utilizado por trabalhadores, estudantes e população que reside na região para chegar à BR-101 e BR-304.

Em Acari, no Seridó, uma subestação de energia pegou fogo e afetou o abastecimento de 16 cidades, na noite de sábado (8). Chovia e havia grande incidência de raios na região, quando o problema aconteceu, mas a companhia de energia ainda investiga a causa da ocorrência.