Subestação pega fogo e deixa cidades do Seridó potiguar sem energia

Subestação de energia de Acari, RN, pega fogo na noite de sábado (8) e afeta 16 cidades. — Foto: Reprodução

Por g1 RN — A subestação de energia da companhia Neoenergia COSERN na cidade de Acari pegou fogo na noite de sábado (8) e deixou várias cidades da região temporariamente sem energia, segundo confirmou uma empresa. As causas do incêndio ainda são investigadas.

Na manhã deste domingo (9), a companhia informou que enviou uma subestação móvel para restabelecer o fornecimento de energia em parte Acari e em Carnaúba dos Dantas, que seguiam sem o serviço. A subestação móvel chegou a Acari às 6h30.

Segundo a empresa, o a ocorrência foi registrada por volta das 21h do sábado (8) e interrompeu o fornecimento de energia para 16 cidades: Acari, Carnaúba dos Dantas, Parelhas, Jardim do Seridó, Jardim de Piranhas, Caicó, Cruzeta, São Fernando, Timbaúba dos Batistas, Serra Negra do Norte, São José do Seridó, Equador, Santana do Seridó, São João do Sabugi, Ipueira e Ouro Branco.

Em 45 minutos, o serviço foi reestabelecido em 14 cidades. No entanto, até a manhã deste domingo (9), a empresa tentava retomar o fornecimento para 6.865 clientes nas duas cidades com auxílio da subestação móvel.

O equipamento é uma central de distribuição que funciona numa carreta e auxilia o trabalho das equipes em obras e emergências.

As causas do incêndio não foram informadas até a última atualização desta matéria. Segundo a companhia, o fogo na subestação se extinguiu sozinho, sem atuação de bombeiros ou funcionários da empresa. Chovia na região.

“A distribuidora está investigando as causas da ocorrência na Subestação Elétrica Acari na noite de sábado. Choveu na cidade e há registros de descargas atmosféricas (raios) na região. De acordo com a Climatempo, de 1 de janeiro até agora já caíram mais de 70 mil raios em todo o estado. O número de descargas já supera o total de 2022”, informou a COSERN.

Em nota, a empresa lamentou os transtornos e reforçou a orientação de que a população sempre mantenha distância da rede elétrica e de subestações.

https://www.instagram.com/reel/Cq0l4yBgpEt/?igshid=YmMyMTA2M2Y=