Rio Grande do Norte registra chuva em todas as regiões no Dia de São José

Em três das quatro regiões do Estado as precipitações ultrapassaram os 100 milímetros. — Foto: Elisa Elsie/Governo do RN

Para os agricultores nordestinos e devotos de São José chover no dia de 19 de março é sinal de que o período chuvoso do ano será bom e a colheita farta. De acordo com informações coletadas nos pluviômetros espalhados pelo Rio Grande do Norte, os fiéis do santo podem continuar acreditando na tradição popular, pois foram registradas precipitações nas quatro regiões do estado

Os dados são do Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) referente ao período de 24h, sendo das 9h15 do sábado (18) até o mesmo horário deste domingo (19).

Em três regiões o acumulado ultrapassou os 100 milímetros. O município de Brejinho, localizado na região Agreste, foi o que registrou a maior incidência de chuva – 115,6 milímetros -, seguido por Lajes (Central Potiguar), que teve precipitação de 106 milímetros; Baía Formosa (Leste Potiguar), com 101 milímetros; e Alexandria (Oeste Potiguar), com 79,4 milímetros. Natal registrou 55,9 milímetros no mesmo período.

“A tendência é de chuvas com volumes de normal a acima do normal nesse trimestre de março, abril e maio de 2022”, disse o chefe da unidade instrumental de Meteorologia da EMPARN, Gilmar Bristot.

Para os próximos dias a expectativa é de mais chuva. “O cenário é favorável para continuidade das chuvas com regularidade e boa distribuição em todo o estado”, assegura o especialista.

As chuvas que estão ocorrendo por todo o RN já trazem reflexo no volume dos pequenos e médios reservatórios que começam a sangrar e levar águas aos mananciais de grande porte. Essas chuvas resultam da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCTI), principal sistema meteorológico pela formação de nuvens de chuva.

Por g1 RN