Meteorologista da EMPARN diz que poderemos ter chuvas acima do normal nos próximos meses

Gilmar Bristot ministrou palestra em Jardim do Seridó sobre as condições climáticas para este ano. — Foto: Divulgação

Por Blog do Marcos Dantas — “As condições dos Oceanos Pacífico e Atlântico, o resultado de modelos, todos eles estão indicando que nós temos chuvas acima do normal agora, nos meses de março, abril e maio. O problema é que nós estamos observando que em nenhuma região aqui do estado, o mês de março ainda choveu de forma efetiva, mostrando uma condição de que teremos chuvas acima do normal”.

A avaliação acima é do meteorologista da EMPARN, Gilmar Bristot durante entrevista ao Sistema Rural de Comunicação, após ter participado nesta sexta-feira (10) de uma palestra na Câmara Municipal de Jardim do Seridó sobre as condições climáticas para a quadra invernal deste ano.

Gilmar explicou que neste início de março tivemos a formação de alguns bloqueios seguramente inibir a formação de chuvas. Mas como previsão para os próximos dias, de acordo com ele, apontam para uma concentração boa de chuvas.

“O sistema zona de convergência, que é o sistema mais robusto, que é o sistema responsável pelas chuvas, ele não tem atuado. Nós estávamos agora a atuar de sistemas transientes, que podem ou não formar chuvas. Como foi dito, as chuvas boas na região do Alto Oeste, em algumas regiões do litoral, mais no contexto do estado como um todo, tivemos mais áreas com chuvas abaixo do normal do que com chuvas satisfatórias”, explicou.

Gilmar ainda destaca que a predominância de sistemas transientes foi predominante nos meses de janeiro, fevereiro e permanece agora em março, mas o que se observa é que, “pelo menos esses primeiros dez dias do mês, os bloqueios foram a principal causa da chuva fraca acontecer no estado. Vamos esperar agora os próximos dias a atuar da zona de Convergência, que é um sistema robusto que permanece aqui por um longo período de tempo e que traz as chuvas” , finalizou.

Confira entrevista com Gilmar Bristot: