Política nacional e ações em saúde pública marcam debate entre deputados

Política nacional e ações em saúde pública marcaram debate entre deputados. — Foto: João Gilberto

A realidade da saúde pública nos hospitais do estado, a importância de investimentos em segurança alimentar e nutricional e críticas em relação à política nacional marcaram os debates no horário dos deputados durante a sessão plenária desta terça-feira (28) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

O primeiro a se pronunciar foi o deputado estadual José Dias (PSDB), que criticou os argumentos do PT ao defender apenas as privatizações realizadas sob gestões da legenda. “Acho que as privatizações feitas nesse País nos últimos 4 anos foram extremamente favoráveis ao Brasil, indiscutivelmente sob vários aspectos. Mas coloquei o problema que a privatização feita pelos outros é prejudicial, feita pelos outros é ruim, mas a feita pelo PT é boa? Ora, isso é argumento absolutamente inconsistente”, disse.

José Dias afirmou ainda que a gestão estadual não tem mais argumentos para não cumprir o que prometeu na última campanha eleitoral, por ter um aliado como presidente da República, Lula da Silva.

Em seguida, o deputado Nelter Queiroz (PSDB) elencou nomes de pacientes idosos que estão há meses esperando por cirurgias no Hospital Walfredo Gurgel. “Faço um apelo a governadora, vamos abraçar a saúde, não tem como negar saúde digna porque conta com apoio do presidente da República”, acrescentou.

A deputada estadual Divaneide Basílio (PT) foi a última a se pronunciar, quando abordou a importância do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea). “É importante ter o Conselho pensando justamente em como tratar segurança alimentar e nutricional. Fizemos debate sobre dados da fome e perspectivas de superação da fome”, disse. A petista revelou que em breve será instalada a Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional na ALRN.