Imperatriz Leopoldinense é a campeã do Carnaval 2023 do Rio

Verde e Branca trouxe uma fábula sobre a morte de Lampião à luz da cultura do cordel e num Nordeste multicolorido. — Foto: Marcos Serra Lima / g1 Rio

Por g1 Rio — A Imperatriz Leopoldinense é a grande campeã do Carnaval 2023 no Rio de Janeiro. A Verde e Branca de Ramos chegou ao nono título da história apenas um ano depois de regressar ao Grupo Especial — em 2019, foi rebaixada para a Série Ouro, conquistou em 2020 o acesso e reestreou na elite em 2022, quando ficou em 10º lugar.

A vitória, 22 anos depois da última conquista, veio com uma divertida fábula sobre Lampião, o Rei do Cangaço. Leandro Vieira, que conquistou seu terceiro campeonato no Grupo Especial, retratou a vida e a morte do jagunço, barrado no inferno e no céu, à luz da cultura do cordel e num Nordeste multicolorido.

A família de Lampião, que foi tema do desfile da Imperatriz, através de uma interpretação lúdica, foi para a quadra da escola para comemorar o título, decretado nesta quarta (22).

Expedita Ferreira, filha de Lampião, comemora título da Imperatriz — Foto: Reprodução/TV Globo

“Emoção muito grande, primeiro estar homenageando meu avô, junto com minha mãe de 90 anos. É uma sensação única!”, disse a neta de Lampião, Gleuse Meire Ferreira.

A filha do cangaceiro, Expedita Ferreira, que desfilou na escola, também esteve na quadra, assim como bisnetos e outros parentes do tema do desfile. “Foi muito emocionante eu não vim para perder. Essa é uma homenagem ao Nordeste”, disse ela ao g1.