No 1º pronunciamento do ano na Assembleia, deputados destacam expectativas para legislatura

Os deputados utilizaram o horário destinado às lideranças para se pronunciar. — Foto: Eduardo Maia
Os deputados utilizaram o horário destinado às lideranças para se pronunciar. — Foto: Eduardo Maia
Os deputados utilizaram o horário destinado às lideranças para se pronunciar. — Foto: Eduardo Maia

Na primeira sessão ordinária de 2023, na Assembleia Legislativa, os deputados utilizaram o horário destinado às lideranças para se pronunciar, dois deles estreando no Plenário da Casa: Luiz Eduardo (Solidariedade) e Neilton Diógenes (PL). O primeiro orador do horário foi o deputado Nelter Queiroz (PSDB) que comentou a mensagem anual da governadora Fátima Bezerra (PT), ressaltando a necessidade da recuperação de estradas, e da importância da participação dos deputados na escolha do Estado na realização de obras.

“Conversei com a governadora”, disse Nelter, lembrando da Serra de João do Vale, importante para o turismo do Rio Grande do Norte e que precisa ser concluída. Em um aparte, o deputado Francisco do PT, líder do governo na Assembleia, reconheceu a importância da obra e afirmou que a governadora demonstrou “simpatia e interesse” em receber o deputado e prefeitos da região em audiência para tratar do assunto. “Agora é hora de união”, reconheceu Nelter.

A deputada Isolda Dantas (PT) cumprimentou a nova bancada feminina da Casa, agora formada por 5 parlamentares (antes eram 3) e lembrou de sua chegada à Assembleia Legislativa há 4 anos. “Cheguei cheia de sonhos”, disse Isolda, relatando projetos que apresentou e que viraram leis como a que determina que o Estado inclua a agricultura familiar em compras de alimentos para escolas, hospitais, restaurantes populares, e ainda a criação de uma delegacia virtual, a lei que garante o uso de Cannabis como medicamento, entre outras. Para o atual mandato, Isolda adiantou a luta em favor da duplicação da BR-304.

O deputado Luiz Eduardo fez seu pronunciamento na Casa apresentando sua trajetória, desde Belém do Pará, onde nasceu, até o município de Maxaranguape, onde se tornou empresário e se elegeu prefeito. O novo parlamentar comentou a mensagem governamental lida no Plenário da Assembleia no último dia 2. “Serei vigilante”, afirmou o parlamentar, que propôs a criação de uma frente em defesa do Turismo.

Reconduzido à liderança da governadora Fátima Bezerra, tendo como vice-líder o deputado Kleber Rodrigues (PSDB), o deputado Francisco do PT cumprimentou o presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), pela capacidade de articulação na formação da Mesa Diretora da Assembleia nos dois biênios da atual legislatura. O deputado comentou sobre a mensagem da governadora. “Tratou-se de uma prestação de contas do primeiro mandato onde ela não apresentou uma ação do primeiro mandato que não foi realizada. Não há o que contestar”, disse Francisco, reforçando que Fátima ‘recuperou a autoestima dos servidores’, pagando os salários em dia e garantindo os que ficaram em atraso desde a gestão anterior.

O deputado Francisco reconheceu que a governadora Fátima Bezerra acertou quando, na pandemia, em vez de abrir um hospital de campanha, que seria desativado, optou por descentralizar os investimentos da Saúde investindo em hospitais do interior onde foram instaladas UTIs que permaneceram como parte da estrutura efetiva das unidades. O deputado adiantou que seguirá lutando pela instalação de um hospital universitário na região do Seridó, para que, além de atender à população, seja uma ferramenta importante para as faculdades de Medicina.

Estreando no Plenário da Assembleia Legislativa, o deputado Neilton Diógenes contou sua trajetória, desde quando vendeu perfumes em uma banca do mercado de Apodi, sua terra natal, passando pelas atuações na Enfermagem e Corpo de Bombeiros, sendo também vice-prefeito de Apodi. “Farei um mandato voltado para a população e para a atração de empresas”, encerrou o parlamentar.