Governo Lula coloca sigilo em imagens com invasão do Palácio do Planalto

A negativa foi dada após pedido do jornal Folha de S. Paulo. — Foto: José Cruz/Agência Brasil
Foto: Reprodução

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do governo Lula impôs sigilo às imagens de câmeras de vigilância do Palácio do Planalto durante a invasão de bolsonaristas do dia 8 de janeiro. A negativa foi dada após pedido do jornal Folha de S. Paulo.

Apesar de trechos já terem sido exibidos anteriormente por canais de TV como a Globo, a íntegra das imagens seria de acesso restrito. O GSI afirmou que “não é razoável a divulgação de informações que exponham métodos, equipamentos, procedimentos operacionais e recursos humanos da segurança presidencial.”

Além disso, “sua divulgação indiscriminada traz prejuízos e vulnerabilidades para a atividade de segurança das instalações presidenciais.”

Em janeiro, o governo Lula – que disse ser contra o que seria um uso indiscriminado do sigilo de informações públicas de Jair Bolsonaro – já vinha limitando o acesso de informações, como por exemplo a lista de convidados para a recepção dada pelo Itamaraty durante a posse- ela seria liberada dias depois. A Controladoria-Geral da União disse que irá rever regras de tratamento da LAI entre os agentes do Executivo.

Por O Antagonista.