Presidente do Peru diz que vai propor lei para adiantar eleição

A ideia é que o 1º turno ocorra em outubro e o 2º, em dezembro. — Foto: Foto: Reprodução/Redes Social

A presidente do Peru, Dina Boluarte, disse no domingo (29.jan.2023) que vai propor uma lei para adiantar as eleições para outubro deste ano. A proposta será feita caso o Congresso não aprove a realização do pleito em 2023.

A ideia é que o 1º turno ocorra em outubro e o 2º, em dezembro. Em discurso divulgado na televisão, Boluarte declarou que também quer propor uma “reforma total” da Constituição peruana.

O Peru registra intensas manifestações desde que o então presidente Pedro Castillo foi deposto pelo Congresso e preso em 7 de dezembro. Com isso, Boluarte assumiu a presidência, mas segue sem apoio da população. Os protestos já deixaram 65 mortos até o início da noite de domingo (29.jan).

Entre as reivindicações dos manifestantes está a saída de Boluarte do governo e a realização de novas eleições. Alguns pedem ainda que Castillo seja liberado e reassuma como presidente.

Segundo Boluarte, o Congresso deve entender que tem uma responsabilidade histórica. “Votem no Peru, a favor do país, adiantando as eleições para 2023”, pediu em seu discurso.

Poder360