Mutirão para emissão gratuita de RG com nome social para pessoas trans e travestis ocorre na terça (24)

As vagas são limitadas e serão distribuídas fichas por ordem de chegada. — Foto: Suzie Chagas

Poder Público Estadual vai fazer na próxima terça-feira (24) um mutirão para emissão do novo RG biométrico com nome social para pessoas transexuais e travestis. A ação vai ocorrer na Central do Cidadão do Alecrim, localizada na Av. Cel. José Bernardo, das 7h às 15h. As vagas são limitadas e serão distribuídas fichas por ordem de chegada.

De acordo com o Governo, a feitura das carteiras com o nome social serão gratuitas. Pessoas menores de idade podem fazer o documento, desde que acompanhadas por responsável legal ou com autorização escrita.

Os documentos necessários para apresentar no mutirão são rg antigo, documento oficial com o número do CPF e certidão de nascimento ou casamento originais.

As carteiras serão entregues após 30 dias, quando poderão ser retiradas também na Central do Cidadão do Alecrim.

Participam da iniciativa a Coordenadoria da diversidade Sexual e de Gênero (Codis), da Semjidh (Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e Direitos Humanos), em parceria com o ITEP-RN (Instituto Técnico-Científico de Perícia).

NOVO RG BIOMÉTRICO
O RG Biométrico pode incluir informações de outros documentos, como: CNH, Título Eleitoral, Cartão SUS, Tipo sanguíneo, Carteira de Trabalho, entre outros (apresentar originais ou cópias autenticadas), além disso é possível inserir o tipo de deficiência (com documentação comprobatória)

Devido a tecnologia de biometria para a fotografia, o rosto deverá estar o mais natural possível. Evitar maquiagem forte e grandes acessórios.

Tribuna do Norte