Igreja Anglicana veta casamento homoafetivo, mas autoriza benção

A discussão do tema levou 5 anos. — Foto: Hans Musil/Wikimedia Commons

A Igreja Anglicana anunciou na quarta-feira (18.jan.2023) que casais formados por pessoas do mesmo sexo não poderão se casar em suas igrejas. Bênçãos a uniões civis, porém, serão autorizados.

A discussão do tema levou 5 anos. Mais informações sobre a nova regra devem ser divulgadas em fevereiro, depois da reunião do conselho da instituição.

O arcebispo de Canterbury e líder espiritual da Igreja Anglicana, Justin Welby, reconheceu em nota publicada pela igreja que as novas diretrizes podem ser ousadas para alguns, mas insuficientes para outros.

Welby disse que orientará os pastores, ministros e congregações a acolherem casais do mesmo sexo “sem reservas e com alegria”.

“Espero que a Igreja Anglicana diga de forma pública e inequívoca a todos os cristãos, especialmente as pessoas LGBTQI+, que elas são bem-vindas e uma parte valiosa e preciosa do corpo de Cristo”, afirmou.

A igreja também informou que emitirá na sexta-feira (20.jan) um pedido de desculpas formal às pessoas LGBTQI+ pela “rejeição, exclusão e hostilidade” que passaram dentro da igreja.

Já a ativista LGBTQI+ na igreja, Jayne Ozanne, considerou a medida “totalmente desprezível”.

“Não posso acreditar que 5 anos de dor e trauma nos trouxeram até aqui. Tivemos inúmeras desculpas ao longo dos anos, mas nenhuma ação para impedir a discriminação”, escreveu no Twitter.

A Inglaterra e o País de Gales legalizaram em 2013 o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Poder360