Autoridades repudiam invasão de manifestantes ao Três Poderes

Os atos são organizados por eleitores que não aceitam a vitória de Lula nas urnas em 2022. — Foto: CAMILA ANDRADE / RECORD TV

Por R7 — Autoridades e chefes de Poderes repudiaram a invasão de manifestantes ao Congresso Nacional, em Brasília, na tarde deste domingo (8). Os atos são organizados por eleitores que não aceitam a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas urnas em 2022.

O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou ter falado por telefone com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, que teria informado “que está concentrando os esforços de todo o aparato policial no sentido de controlar a situação.”

“Na ação, estão empenhadas as forças de segurança do Distrito Federal, além da Polícia Legislativa do Congresso. Repudio veementemente esses atos antidemocráticos, que devem sofrer o rigor da lei com urgência”, completou Pacheco.

Ex-ministro da Justiça e secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres, avaliou as cenas de invasão como “lamentáveis”. O secretário informou ainda ter determinado ao setor de operações da pasta “providências imediatas para o restabelecimento da ordem no centro de Brasília”.

Vídeos publicados nas redes sociais mostram o momento em que os manifestantes subiram a rampa do Congresso Nacional e invadiram a parte superior, onde ficam as cúpulas do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, além do Salão Verde, localizado dentro do edifício.

Foto: Reprodução/Twitter
Foto: Reprodução/Twitter