Técnico português Vitor Pereira é apresentado como novo comandante do Flamengo

VP inicia seu desafio à frente do time, que terá muitos títulos em disputa na temporada. — Foto: Marcelo Cortes / CRF

Por Fred Gomes, ge.globo — Escolhido para ser o técnico do Flamengo em 2023, Vitor Pereira foi apresentado oficialmente na tarde desta terça-feira, no Ninho do Urubu. Em sua entrevista, ele elogiou o estilo implementado por Jorge Jesus em 2019 e comentou sobre qual time pretende ter.

– Eu gosto de um jogo agressivo, de pressão, de posse e de domínio, e essa também foi uma ambição que me trouxe ao Flamengo – disse o técnico.

O primeiro grande desafio é a disputa do Mundial de Clubes, em fevereiro, mas Vitor Pereira lembrou que ainda há um caminho até chegar em uma eventual final. Ele disse que pretende em pouco tempo criar uma “identidade de jogar pelos jogadores, e não por mim”.

– Nós primeiros temos que ganhar o primeiro jogo. Temos que focar essencialmente neste jogo. Mas, antes temos a Supercopa. Um trabalho bem feito no ano anterior, cada treinador tem a sua forma de jogar, cada um tem sua ideia de jogo, e ela tem que ser criada muito em função da qualidade dos jogadores. Uma das razões fortes de eu aceitar foi a forma ambiciosa que me apresentaram o projeto e a qualidade do elenco. E essa qualidade agora vai nos fazer construir um jogo que tenha uma identidade de jogar pelos jogadores, e não por mim. Aquilo que temos que fazer é um jogo que os liga e seja consistente. Vamos tentar fazer isso, temos pouco tempo, mas temos uma experiência de curto espaço de tempo para agilizar essa forma de jogar.

O português, de 54 anos, comandou o Corinthians na temporada passada e levou o time até a final da Copa do Brasil, mas perdeu para o Flamengo, nos pênaltis.

“Gostaria de agradecer a confiança e retribuir com compromisso e dedicação, que é sempre o que faço. O grande desafio me foi lançado por um clube desta dimensão, em um ano onde muitos títulos estão em disputa. Será um grande desafio profissional, é com muita honra e responsabilidade que eu e minha equipe aceitamos. Vamos trabalhar para conseguirmos grandes resultados”.