Com cerca de 7 mil antenas tecnologia 5G já é uma realidade em todo o país

No total, cerca de 7 mil antenas já estão ativas pelo país. — Foto: Reprodução

Um ano depois do leilão do 5G, realizado em novembro de 2021, a tecnologia já está disponível em todas as capitais brasileiras. Começando por Brasília, em julho deste ano, o sinal já está disponível para cerca de 50 milhões de pessoas, desde que possuam dispositivos compatíveis. No total, cerca de 7 mil antenas já estão ativas pelo país.

Os impactos da chegada da nova tecnologia ao Brasil não serão sentidos somente pelos usuários de dispositivos móveis. A nova tecnologia permite velocidade até 100 vezes mais veloz do que o 4G, com baixa latência (curto tempo de resposta entre um comando e a execução da ação). Desse modo, viabiliza inovações digitais em diversos setores, entre eles, comércio, indústria, agronegócio, saúde e educação.

“O 5G é uma revolução, não apenas uma evolução. Isso porque ele pode substituir outras redes, por uma rede integrada. A tecnologia permite transformação digital de todos os setores produtivos, da agropecuária à indústria, sendo determinante para o futuro do desenvolvimento econômico do país”, avaliou a secretária nacional de Telecomunicações do Ministério das Comunicações (MCom), Nathalia Lobo.

Com conexão ultrarrápida, baixa latência e capacidade para múltiplos dispositivos, o 5G fomenta inovação em diversos setores. De acordo com levantamento feito pelo Ministério da Economia, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a expectativa é de que o 5G movimente R$ 590 bilhões por ano. O próximo passo para expansão do 5G no Brasil é a ativação da rede em cidades com mais de 500 mil habitantes, começando por 26 municípios. De acordo com o cronograma, a limpeza da faixa de 3,5 Ghz nessas localidades deve ser feita até janeiro de 2023 para possibilitar a ativação do sinal.

As 26 cidades são: Ananindeua (PA), Jaboatão dos Guararapes (PE), Feira de Santana (BA), Contagem, Juiz de Fora e Uberlândia (MG), Serra e Vila Velha (ES), Belford Roxo, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Niterói, Nova Iguaçu e São Gonçalo (RJ), Campinas, Guarulhos, Osasco, Ribeirão Preto, Santo André, São Bernardo do Campo, São José dos Campos e Sorocaba (SP), Londrina (PR), Joinville (SC), Caxias do Sul (RS), Aparecida de Goiânia (GO).

BENEFÍCIOS – Entre as obrigações assumidas pelas empresas vencedoras do leilão, estão: levar cobertura 5G a todas as capitais e cidades com mais de 30 mil habitantes; garantir internet 4G nas rodovias federais e localidades ainda sem conexão; implantar rede de fibra óptica em locais com pouca ou nenhuma infraestrutura de conectividade; implantar o Programa Amazônia Integrada e Sustentável (PAIS) e o Projeto da Rede Privativa de Comunicação da Administração Pública Federal; custear a migração da TV parabólica para TV via satélite; investir em projetos de conectividade em escolas.

“É um aumento de infraestrutura no qual todo o Brasil ganha. São bilhões de reais que serão investidos em escolas públicas conectadas, em lançamento de cabos ópticos subfluviais para integrar a Amazônia, a cobertura de estradas com serviços móveis, além de ampliar a cobertura das redes atuais”, explicou Nathalia Lobo. “O leilão vai garantir a interiorização das redes de comunicações, integrando e incluindo várias populações”, completou.

LIMPEZA DA FAIXA

A implantação da rede 5G implica na transferência da banda C (que utiliza a faixa de frequência 3,5 ghz) para a banda KU, com sinal digital – uma limpeza que proporciona melhor qualidade de som e imagem na TV. Até o momento, cerca de 10 mil famílias de baixa renda que fazem parte do cadastro único para programas sociais (CadÚnico) já trocaram os kits.

“Os kits para recepção de televisão aberta por satélite estão sendo distribuídos famílias de baixa renda. A distribuição é feita diretamente na residência do beneficiário e inclui a instalação do kit”, esclareceu o secretário de radiodifusão do MCom, Maximiliano Martinhão. Para agendar, as famílias devem ligar para 0800 729 2404 ou acessar o portal sigaantenado.com.br.