Oito novos deputados estaduais são diplomados pelo TRE e revelam projetos para o RN

A solenidade de posse da 63ª Legislatura será no dia 2 de fevereiro do próximo ano. — Foto: João Gilberto

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) diplomou nesta segunda-feira (19) os deputados estaduais eleitos em outubro deste ano. Entre eles, receberam os diplomas oito novos futuros parlamentares, que estarão estreando na Assembleia Legislativa do Estado a partir de 2023.

Entre as novidades da Assembleia Legislativa para os próximos quatro anos, está o ex-secretário de Trabalho e Assistência Social da Prefeitura de Natal, Adjuto Dias. Com sua vitória nas urnas, o MDB volta a ter um representante no Legislativo potiguar. “É uma grande responsabilidade para todos. Esperamos iniciar um mandato propositivo, apresentar leis que possam contribuir com a população. Trabalho com foco na segurança e em outras pautas importantes, como a assistência social e na defesa das pessoas com deficiência”, destacou. Adjuto é filho do prefeito de Natal, Álvaro Dias.

A vereadora de Natal Divaneide Basílio, presidente do PT na capital potiguar, recebeu seu diploma como deputada estadual com a expectativa de levar para o Legislativo potiguar pautas relacionadas aos direitos humanos. “Vamos ajudar o RN a avançar ainda mais com o desenvolvimento econômicos, investimentos federais. Elaborar projetos voltados para soberania alimentar, inclusão, cidadania LGBTQIA+, direitos dos trabalhadores, mulheres, cultura popular. Retomar o debate da Região Metropolitana e política territorial. Quero lutar por ações que propiciem dignidade aos potiguares”, completou.

Diplomado para seu primeiro mandato como deputado estadual, Dr. Kerginaldo Jácome (PSDB) é líder político com atuação destacada nas regiões do Alto e Médio Oeste potiguar. Ex-prefeito de Antônio Martins entre 1993 a 1996, nunca deixou a Medicina de lado. “Aprendi, desde cedo, que a melhor forma de zelar pelas pessoas é ouvir, acolher e apresentar o melhor caminho. Trago essa lição para o centro das discussões do nosso Estado, onde tenho a oportunidade de dar continuidade ao trabalho que sempre fizemos: cuidar das pessoas. O RN precisa de um crescimento atrelado ao bem estar social e estamos, com muita determinação, prontos para iniciar essa jornada”, revelou.

Ex-prefeito de Maxaranguape, Luiz Eduardo (SDD) tem uma história de sucesso na iniciativa privada e deixou a Prefeitura com alta aprovação popular sendo apontado como o responsável por implantar no município uma verdadeira revolução administrativa. No mandato de deputado, espera trabalhar para fortalecer o turismo. “É a principal atividade econômica do RN, que nos permite gerar emprego e renda, e que precisa de atenção especial. Também vamos trabalhar pela melhoria da educação, segurança pública e saúde. Vamos trabalhar para escrever uma nova história no Estado”, disse.

Também estreante na Assembleia, a deputada diplomada Terezinha Maia (PL), viúva do ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante, Paulinho Emídio, espera abordar na Casa os problemas do transporte público na região metropolitana. “Precisamos debater a viabilidade de um ‘bilhete único’ para os transportes da Grande Natal, discutir uma lei para criar a tarifa única para as cidades de conurbação com a capital. Aprendi a fazer política com muito diálogo, e quero manter esse perfil na Assembleia, conversando, intermediando conflitos e buscando soluções para questões concretas da sociedade com outras instituições, com os órgãos públicos, com o próprio Estado”, revelou.

Vice-prefeito de Apodi, Neilton Diógenes (PL) pretende dedicar seu mandato na Assembleia Legislativa à pauta do desenvolvimento econômico. Segundo o parlamentar diplomado pelo TRE, “o Rio Grande do Norte pode muito mais. Temos potenciais a serem exploradores e condições estratégicas de localização no âmbito nacional. Espero de verdade deixar a minha contribuição na vida do povo potiguar, em especial com aqueles da região do Oeste Potiguar. Darei o meu melhor honrando cada um que depositou um voto de confiança.”

Ivanilson Oliveira (União Brasil), será mais uma novidade na Casa. Natural de Mossoró, conquistou nas urnas em 2022 seu primeiro mandato, após construir uma carreira de sucesso na iniciativa privada. “O trabalho será intenso, firmado em bases sólidas como a o fortalecimento do setor de mineração, a regionalização da saúde, o fortalecimento do setor da pesca, o apoio ao esporte amador e a defesa da indústria salineira. Temos muito a fazer e conseguiremos, juntos, melhorar o Rio Grande do Norte”.

Quem também chega ao Parlamento potiguar pelo União Brasil é Taveira Júnior, filho do prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira. “A minha expectativa para o mandato é muito boa, vou contribuir com as ações para tentar corresponder aos anseios do povo potiguar. Esta é uma casa de homens e mulheres qualificados e venho para a Assembleia Legislativa para discutir os problemas do RN”, finalizou.

A solenidade de posse da 63ª Legislatura será no dia 2 de fevereiro do próximo ano.

A solenidade de posse da 63ª Legislatura será no dia 2 de fevereiro do próximo ano. — Foto: João Gilberto