Haddad anuncia Galípolo e Appy como primeiros nomes da equipe econômica

ernando Haddad (PT) anunciou os primeiros nomes de sua equipe econômica. — Foto: Reprodução

Indicado pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como futuro ministro da Fazenda, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) anunciou os primeiros nomes de sua equipe econômica. A ideia é formar um grupo de trabalho “plural, com pluralidade de vozes”, segundo ele.

  • Bernard Appy (secretário de Política Econômica para reforma tributária)
  • Gabriel Galípolo (secretário-executivo no Ministério da Fazenda, o segundo em importância na hierarquia da pasta)

Novo ministro da Fazenda disse que governo não terá “preconceito” para sentar com o sistema financeiro e aperfeiçoar regras de governança. Haddad afirmou ainda que novo governo de Lula terá de fazer muitas reformas, além da tributária.

Convite para ser ministro ocorreu durante viagem ao Egito. 

“Eu estou há duas semanas apenas acompanhando o governo de transição, foi depois do Egito, onde eu fui convidado para ser o ministro da Fazenda.”

Haddad se reuniu com Guedes.

“Fiz uma agenda [na semana passada apenas] com o Paulo Guedes e hoje com [toda] a equipe do Paulo Guedes. Tive uma agenda também com o Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central. Tivemos uma reunião muito franca, alinhando conceitos.”

Estímulo ao crédito

O futuro ministro disse que é possível trabalhar em parceria com o Banco Central para encontrar maneiras de reduzir juros, “democratizar o crédito, fortalecer a concorrência e fazer a taxa de juros para o tomador final cair”.

Futuro ministro se incomodou com pergunta sobre reação do mercado

“Eu não consigo ver uma preocupação com os dois nomes que eu apresentei e nem apresentei toda a equipe. Apresentei duas pessoas que têm muita responsabilidade no mercado em geral. Eu fui anunciado como ministro da Fazenda do país, tenho que resolver os problemas do país (…) Nervosismo do mercado passa logo… vamos passar um bom Natal, um bom Ano Novo e pensar no bem do Brasil.”

Quem é Gabriel Galípolo?

O economista de 40 anos é ex-presidente do banco Fator (entre 2017 e 2021). Ele é formado em Ciências Econômicas e mestre em Economia Política pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica). É próximo de Haddad e atuou no último ano como interlocutor do PT com empresários e o mercado. A presidente da legenda, Gleisi Hoffmann, o considera como um amigo e do partido.

Quem é Bernard Appy?

Ele foi secretário-executivo e secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda nas gestões de Lula, entre 2003 e 2009. Desde 2015, é diretor Centro de Cidadania Fiscal (CCiF), instituição focada na elaboração de estudos e propostas para aprimorar a gestão nas áreas de tributação e finanças públicas. Ele é um dos autores de proposta de reforma de tributos sobre consumo em discussão no Congresso.

UOL