Voo não tripulado à Lua, Missão Artemis 1 termina neste domingo

Após a separação, a Orion fará uma manobra ousada na borda da atmosfera terrestre. — Foto: Reprodução

O 1º voo à Lua desde a última Missão Apollo, em 1972, a Missão Artemis 1 chega ao fim neste domingo (11.dez.2022), quando a cápsula Orion pousa no Oceano Pacífico, perto da costa mexicana. A amerissagem (pouso no mar) está prevista para as 14h40 (horário de Brasília) na costa ocidental da península da Baixa Califórnia, que pertence ao México, após 26 dias de viagem.

Em retorno da órbita lunar desde 1º de dezembro, a Missão Artemis 1 iniciará à operação de amerissagem às 14h deste domingo (horário de Brasília), quando a cápsula Orion se separa do módulo de serviço. Fabricado pela Agência Espacial Europeia, o módulo contém os propulsores, os motores e os painéis solares que forneceram energia para a nave por quase um mês.

Após a separação, a Orion fará uma manobra ousada na borda da atmosfera terrestre. Com a proteção de um material especial que amortece colisões, a cápsula “quicará” na atmosfera e aproveitará o impulso para aproximar-se da costa oeste dos Estados Unidos. A manobra não era possível durante o Programa Apollo.

Em seguida, a cápsula entrará na atmosfera da Terra a uma velocidade de 40.000 km/h. Os técnicos da Nasa, a agência espacial norte-americana, verificarão se os isolantes térmicos, que suportam temperaturas de até 2.700 °C, conseguirão preservar o interior da cápsula, onde estão instalados 3 manequins (um de corpo inteiro e 2 dorsos idênticos) com sensores que monitorarão, entre outras coisas, a temperatura, a pressão e a radiação.

Poder360