Tomba faz alerta para que municípios não sejam penalizados após o Censo 2022

Deputado Tomba Farias.— Foto: Eduardo Maia

Está ocorrendo em todo o Brasil o Censo 2022. A contagem da população feita pelo IBGE é considerada um índice fundamental para a definição de políticas públicas e a destinação de recursos pelo Governo Federal para as Prefeituras. Diante disso, o deputado estadual Tomba Farias (PSDB) alertou para os riscos que os municípios estão correndo diante da possibilidade de redução dos seus habitantes a partir da dificuldade que os recenseadores estão enfrentando para o cumprimento do Censo.

“Gostaria de alertar a todo o RN sobre o grave problema que estamos atravessando que é o Censo de 2022. Tivemos uma reunião no IBGE e demonstramos nossa preocupação com a queda vertiginosa que está acontecendo no Censo em algumas cidades”, disse Tomba. O parlamentar citou como exemplo Santa Cruz, uma das cidades que mais cresce no Estado nos últimos anos, e “que tudo leva a crer que terá queda de população grande” no levantamento.

O parlamentar enfatizou a importância dos recenseadores que encontrarem residências fechadas, que retornem aos endereços. “Queremos que o Censo seja bem feito, que não tenha pressa. Porque a rapidez pode atropelar os destinos do município e da população”, completou.

O parlamentar enfatizou a importância dos recenseadores que encontrarem residências fechadas, que retornem aos endereços. — Foto: Divulgação