De Galvão Bueno a Fábio Porchat: guia de turismo de Jardim do Seridó atende famosos durante a Copa no Catar

Na chegada ao país, ela conta que precisou de despir de alguns julgamentos em relação ao Catar. — Foto: Reprodução

Natural de Jardim do Seridó, no interior do Rio Grande do Norte, a potiguar Aline Borges, de 40 anos de idade, viu sua vida mudar completamente em 2018, quando o marido, que é engenheiro aeroespacial, recebeu uma proposta para trabalhar no Catar.

Mais do que a mudança de país – com cultura e realidade diferentes do Brasil – e pessoal, ela também se viu em meio a uma decisão que mudaria sua trajetória profissional.

Aline morava em São Paulo antes de chegar a Doha. Advogada por formação, lá ela trabalhava na área de comércio exterior. Pouco tempo depois de chegar ao Catar, teve a oportunidade de começar a atuar como guia de turismo. E se redescobriu profissionalmente.

“Me redescobri profissionalmente e hoje posso afirmar com certeza que eu realmente amo o que faço”, disse a potiguar.

Na chegada ao país, ela conta que precisou de despir de alguns julgamentos em relação ao Catar.

“Na verdade eu vim com um ‘pré-conceito’ de morar em um país árabe. Chegando aqui logo me senti respeitada. Diferente do que muitos pensam, as mulheres tem livre arbítrio para viverem de suas escolhas. Diversas oportunidades de trabalho foram aparecendo, me adaptei quanto as vestimentas, as comidas e até mesmo ao calor de mais de 50°C no verão”, conta.

A maior dificuldade, lembra, “foi me separar da família e amigos”. Mas hoje, a guia de turismo diz que colhe os bons frutos da decisão.

“Hoje percebo a facilidade de viver em um país totalmente seguro onde tenho o prazer de mostrar aos clientes o Catar de verdade, desmitificando a intolerância de um país islâmico”.

Dia a dia na Copa

Além de trabalhar, a potiguar também tem aproveitado para curtir a Copa do Mundo. — Foto: Reprodução

A Copa do Mundo tem proporcionado uma movimentação no país maior que o de costume, com a chegada de muitos visitantes para o principal evento de futebol do mundo.

E esse cenário turístico tem feito Aline trabalhar com clientes “especiais”. Alguns deles estão trabalhando na copa e outros aproveitando para torcer no mundial.

“Recebemos clientes de diversas partes do Brasil, muitos empresários, politicos e artistas. Esta semana atendemos Fábio Porchat, Galvão Bueno, Desiree entre outros famosos”, contou.

“Nós oferecemos todos os serviços com foco para o turista brasileiro e meu trabalho é exatamente apresentar o Qatar, o roteiro é todo personalizado de acordo com o perfil de cada cliente”.

Além de trabalhar, a potiguar também tem aproveitado para curtir a Copa do Mundo. Ela acompanhou no estádio os três jogos do Brasil na fase de grupos: contra Sérvia, Suíça e Camarões.

Vida no Catar

O início na nova realidade no país, ela conta, não foi fácil. Mas aos poucos a adaptação chegou para ela e a família.

“Meu marido veio a trabalho e logo eu e meus dois filhos viemos também. No começo não foi fácil morar longe da minha família e amigos, mas fui completamente abraçada pelo país”, falou.

Aline conta que hoje a família inclusive já criou laços para a vida no país. “Estamos bem acolhidos e aqui minha família cresceu. Hoje temos uma bebê de 6 meses que nasceu em Doha”.

“O Catar é um país que desperta curiosidade em muitas pessoas, desde que as fronteiras reabriram depois da pandemia, não paramos mais de trabalhar, tenho estudado demais sobre a cultura e as tradições locais, os cataris são pessoas extremamente hospitaleiras, sempre recebendo bem todos os visitantes”.

G1 RN