Lula é criticado por viajar ao Egito em avião do empresário Júnior da Qualicorp, envolvido na Lava Jato; Vídeo

O jato Gulfstream 600, que está levando o presidente eleito e sua comitiva à COP 27, pertence a um empresário aliado de Lula. — Foto: Reprodução

O avião que leva Lula (PT) ao Egito virou motivo de preocupação para seus aliados nos últimos dias. O jato Gulfstream 600, que está levando o presidente eleito e sua comitiva à COP 27, pertence a um empresário aliado de Lula.Ele é José Seripieri Júnior, também conhecido como “Junior da Qualicorp”, empresa fundada por ele, mas em que hoje não existem participações.

José Seripieri foi preso pela Lava-Jato, sendo delator um tempo depois. Em 2020, fez um acordo de delação premiada com a Procuradoria-Geral da República (PGR), quando pagou uma multa de R$ 200 milhões.

Hoje, Seripieri é dono da Qsaúde e um dos empresários mais próximos do presidente eleito Lula, sendo o único presente no casamento com Janja, em maio.

A rota de Lula (São Paulo – Egito) será feita sem escalas, já que o avião tem autonomia suficiente e chega perto de quebrar a barreira do som. Podem ser alocados até 19 passageiros no avião que tem, como preço mínimo, US$ 53 milhões.Segundo o jornalista Lauro Jardim, assessores do presidente eleito afirmam que é ingenuidade dele aceitar a “carona” do empresário. “Ele não liga para essas coisas, mas deveria” afirmou um aliado de Lula ao jornal O Globo.