Prefeito de Lagoa Nova surge como nome de consenso para presidir FEMURN a partir de 2023

Prefeito de Lagoa Nova, Luciano Santos. — Foto: Divulgação

Notas & Informes, Agora RN — O ex-governador e ex-senador da República Garibaldi Alves Filho vai assumir o MDB em janeiro próximo, e o partido do hoje vice-goernador eleito Walter Alves vai cobrar a fatura de um acordo de 2021 na sucessão da presidência da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN).

O MDB tem cerca de 40 prefeitos filiados ao partido e foi importante na reeleição da goernadora Fátima Bezerra (PT), que venceu no 1º turno das eleições de outubro passado. O MDB quer se somar à liderança do presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, que preside o PSDB, segundo maior partido com 35 prefeitos hoje.

A FEMURN é conduzida pelo grupo do senador eleito Rogério Marinho (PL) e tem como titular o prefeito Babá Pereira, de São Tomé, que foi coordenador da campanha vitoriosa de Rogério ao Senado. Mas, a derrota do presidente Jair Bolsonaro (PL) à Presidência da República no último dia 30 enfraquece um projeto de reeleição de Babá Pereira na Femurn.

Em 2021, após vencer com uma chapa de consenso, Babá declarou à imprensa na época: “Esse gesto do prefeito Luciano Santos e do seu grupo foi muito importante para fortalecer a união e o municipalismo. Assim nossas metas e ações para o biênio 2021-2022 sairão ainda mais fortalecidos. Parabenizo Luciano por ter retirado sua candidatura em nome do consenso”, disse.

Apoiador da chapa “Farinho”, Fátima (Governo) e Rogério (Senado), Luciano Santos do MDB de Lagoa Nova caminha para ser o nome que reunirá as duas alas. Advogado, hoje ele é o 2º vice-presidente da entidade, indicado pela região Seridó, que tem 25 gestores filiados à Femurn. Na última eleição da Femurn, o prefeito de Lagoa Noa chegou a abrir mão da disputa para não ter discórdia na entidade. Agora, Babá Pereira deve abrir mão da reeleição e apoiar Luciano Santos, que transita na base aliada da Governadoria, passando pelo rogerismo.