Jovem que comemorava vitória de Lula é morto em BH; polícia apura possível motivação política

Pedro Henrique Dias, de 28 anos, se reuniu com familiares e amigos após vitória de Lula sobre Jair Bolsonaro (PL). — Foto: Reprodução

Um jovem de 28 anos foi assassinado enquanto comemorava a eleição de Lula (PT) nesse domingo (30) em Belo Horizonte. Outras quatro pessoas ficaram feridas quando um homem passou atirando pelas ruas do bairro Nova Cintra, região Oeste da capital. A polícia apura se houve motivação política.

Pedro Henrique Dias, de 28 anos, se reuniu com familiares e amigos após vitória de Lula sobre Jair Bolsonaro (PL).

Segundo a Polícia Militar, o suspeito, de 36 anos, teria disparado em duas ocasiões diferentes. Primeiro, contra uma mulher de 47 e uma adolescente de 12 anos que andavam pela rua. Elas foram socorridas para o hospital, e o estado de saúde não é conhecido.

Na sequência, em Pedro e outras duas mulheres da família dele, de 40 e 47 anos. As mulheres foram atingidas de raspão.

Os crimes
A Polícia Militar foi acionada por volta das 19h50 por moradores da região. Na versão que apresentou à polícia, o assassino disse que passou o dia bebendo e ficou “desorientado”. Assim, pegou duas pistolas e foi em direção a um beco para “tirar satisfação” com supostos traficantes da região.

No caminho, ele encontrou várias pessoas na rua e decidiu atirar “aleatoriamente”, momento em que atingiu as primeiras duas vítimas. Sem localizar os tais traficantes, foi até a avenida Tereza Cristina, avistou a família de Pedro na garagem e começou a atirar.

O jovem foi baleado três vezes e não resistiu aos ferimentos. Já as mulheres foram levadas ao Hospital João XXIII, onde receberam atendimento.

A PM localizou o atirador em uma mata próxima à região.

Polícia apreende armas
A corporação apreendeu as duas armas e uma faca com o suspeito. No depoimento, ele disse ter registro CAC (Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador). Além das pistolas, o atirador tinha um rifle.

O homem ainda disse ter diagnóstico de ansiedade e outros problemas psiquiátricos. Segundo relatou, ele tem recomendação para tomar remédios, mas não usa os medicamentos há mais de um mês. O boletim policial aponta que o suspeito tinha hálito de quem consumiu bebida alcoólica e fala desconexa.

Por meio de nota, a Polícia Civil afirma que ele foi autuado em flagrante por homicídio e tentativa de homicídio. O corpo de Pedro Henrique foi encaminhado ao IML (Instituto Médico-Legal) em Belo Horizonte.