Avanço no Sudeste e menor votação no Nordeste: como Lula ganhou

No Nordeste, o PT teve sua pior votação desde 2002. — Foto: Carla Carniel

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) obteve a vitória mais apertada em segundo turno da história da democracia brasileira. Já Jair Bolsonaro (PL) foi o primeiro presidente brasileiro a perder a disputa pela reeleição.

A principal explicação para esse resultado é a recuperação do PT no Sudeste, que concentra a maior parte dos eleitores do país. A votação na região retornou a patamares anteriores à Operação Lava Jato, que marcou a derrocada do partido e culminou com a prisão de Lula em 2018.

Em comparação com o segundo turno de 2018, o PT teve 13 milhões de votos a mais neste domingo (30). Seis de cada dez foram no Sudeste —a região tem quatro de cada dez eleitores.

Já no Nordeste, o PT teve sua pior votação desde 2002. Naquele ano, quando Lula se elegeu presidente pela primeira vez, o mapa eleitoral era completamente diferente do atual —o melhor resultado do petista foi no Sudeste. Foi apenas a partir das eleições seguintes, quando Lula se reelegeu, que o Nordeste se transformou na principal força eleitoral petista.

Ainda assim, o Nordeste foi a única região onde Lula venceu no segundo turno de 2022 e por uma margem tão grande que garantiu ao petista a vitória nacional.

Rio Grande do Norte

Único município que Bolsonaro venceu no RN foi em Parnamirim. Em Mossoró, a maioria de Lula sobre Bolsonaro foi de 40 mil votos. Em comparação com o primeiro turno, neste segundo Jair Bolsonaro teve mais votos, o total de 219.306. Lula teve 246.881 votos no Rio Grande do Norte.

Com informações UOL