TRE-RN prevê eleição tranquila com menos filas e votação mais rápida

Primeiro turno foi de aglomerações e grandes filas para votar. — Foto: Reprodução

A exemplo do 1º turno, as eleições presidenciais no Rio Grande do Norte devem acontecer de forma tranquila, garante o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN). A Justiça Eleitoral também prevê votação mais rápida e filas menores dentro das seções durante o 2º turno, diferentemente do que ocorreu no último 2 de outubro.

No Estado, o pleito do 1º turno foi marcado por horas de espera nas filas e votação após as 17h. A coordenadora de Direitos Políticos e Cadastro Eleitoral do TRE-RN, Andréa Campos diz que tanto a logística de preparação quanto a etapa de totalização dos votos serão mais ágeis neste domingo.

Um dos fatores que contribuem para isso, explica Campos, será o voto em apenas um candidato, já que o Estado resolveu a eleição para governador no 1º turno. “A operação será muito mais rápida, a carga da urna será mais ágil e a votação também porque o eleitor só vai ter uma tela para votar, diferente do 1º turno que ele também votava para governador, deputados federal e estadual e senador. Todos esses fatores que contribuíram para que os eleitores ficassem horas nas filas não aconteceram domingo”, detalha.

Tribuna do Norte