“Estamos preparados”, diz secretário sobre segurança em Brasília no 2º turno

“Estamos preparados”, foi o que disse sobre reforço na segurança do TSE e STF. — Foto: Reprodução

O secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Júlio Danilo, disse ao site Metrópoles nesta sexta-feria (28) que as manifestações devem ser pacíficas em Brasília no próximo domingo (30), data do 2º turno das eleições. “Estamos preparados”, foi o que disse sobre reforço na segurança do TSE e STF.

“A gente espera que seja tranquilo. Lógico que depende do resultado das eleições. Um lado sairá vencedor e gostará, sim, de se manifestar e comemorar. Se a gente for pegar pelo histórico dos últimos quatro anos, as manifestações têm sido de forma muito pacífica em Brasília. Então, a gente espera, sim, que as pessoas se comportem”, afirmou Júlio Danilo.

O secretário de Segurança Pública do DF disse que haverá reforço do policiamento nas proximidades de órgãos que têm sido alvos de ataques, como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Supremo Tribunal Federal (STF).

Os prédios estarão protegidos por gradis e contarão com segurança própria e apoio da Polícia Militar.

“A gente vai estar com bastante efetivo na localidade. Teremos ali policiais que vão, além de garantir a segurança das pessoas que eventualmente venham se manifestar, também impedir qualquer tipo de tentativa de depredação e de invasão, que a gente acredita que não ocorra, mas, se houver, estaremos preparados para isso”, declarou Júlio Danilo.

Manifestações
Até a manhã desta sexta-feira (28), dois grupos informaram formalmente à Secretaria de Segurança Pública do DF sobre manifestações marcadas para o 2º turno. O grupo favorável a Bolsonaro ficará na Esplanada dos Ministérios e os apoiadores de Lula se concentrarão na Torre de TV.

O secretário de Segurança Pública disse que representantes das forças de segurança distritais e federais vão acompanhar, em tempo real, toda a movimentação em Brasília para tomar as decisões que forem necessárias.

Inicialmente, a Esplanada dos Ministérios ficará aberta para veículos e pedestres. Mas, se for necessário, o planejamento da SSP-DF prevê o fechamento da via.