Datafolha apresenta pesquisa com resultado de 101% das intenções de voto

De acordo com o levantamento, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem 49% das intenções de voto, seguido por Jair Bolsonaro, com 44%. — Foto: Reprodução

A pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta sexta-feira (7) apresenta resultados que atingem 101%. De acordo com o levantamento, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem 49% das intenções de voto, seguido por Jair Bolsonaro, com 44%. Brancos e nulos aparecem com 6%, e 2% dos entrevistados disseram não saber.

No total, a soma de todos os índices atinge o patamar de 101%. Procurado pelo R7, o Datafolha informou, por meio de sua assessoria, que não usa “casas decimais, e com o arredondamento os percentuais podem variar entre 99% e 101%”.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no total, no primeiro turno das eleições, 123 milhões de pessoas foram às urnas. Neste caso, 1% de diferença representaria 1,2 milhão de eleitores. A pesquisa citada foi realizada de modo estimulado, quando o funcionário do instituto apresenta os nomes e os eleitores apontam o candidato.

Durante a pesquisa, o Datafolha ouviu 2.884 eleitores em 179 cidades. A pesquisa foi contratada pela Folha e pela TV Globo. O levantamento está registrado no TSE sob o número BR-02012/2022 e tem margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou menos, de acordo com o instituto.

R7