Anvisa aprova registro do 1º teste para diagnóstico da varíola dos macacos

O teste é capaz de detectar as regiões genômicas do vírus. — Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta terça-feira 20 o primeiro produto para o identificar pacientes com varíola dos macacos (monkeypox) no Brasil.

De acordo com o Portal G1, o teste registrado pela Anvisa é é o kit de diagnóstico molecular fabricado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e produzido via Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos chamado de “Kit Molecular Multiplex OPV/MPXV/VZV/MOCV/RP”. O teste é capaz de detectar as regiões genômicas do vírus.

De acordo com a Fiocruz, ele é indicado para o diagnóstico clínico diferencial de infecções com sintomatologias semelhantes à infecção pelo vírus da monkeypox, a varíola dos macacos.

Varíola dos Macacos no RN
O Rio Grande do Norte tem 65 casos suspeitos e 60 confirmados de Monkeypox, popularmente conhecida como varíola dos macacos. Segundo o mais recente boletim sobre a situação da doença, atualizado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) na última quinta-feira 15, o RN é o 4° entre os estados do Nordeste com mais casos confirmados, estando atrás apenas de Ceará (185), Bahia (101) e Pernambuco (96).