Eleições têm 421 vereadores em busca de uma cadeira no Congresso

Congresso Nacional em Brasília. — Foto: Reprodução

As eleições de outubro não envolvem cargos nas Câmaras Municipais, mas podem servir de trampolim para que os políticos locais possam exercer funções em outras esferas. O número de vereadores que concorrem nas eleições deste ano é de 1.106.

Desse total, 421 estão de olho nas vagas do Congresso Nacional, em Brasília. A maioria deles (396, ou 94%) tenta uma vaga de deputado federal. Vinte e cinco disputam o Senado (oito como candidatos a senador, seis a primeiro suplente e 11 a segundo suplente).

Entre as ocupações mais declaradas por candidatos ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas eleições de 2022, vereador é a quarta.

Caso todos conseguissem se eleger neste ano, quase 2% das Câmaras Municipais seriam renovados com dois anos de antecedência ― as eleições municipais estão marcadas para 2024.

A maioria dos vereadores candidatos (681, ou 61%) busca uma vaga de deputado estadual. Apenas quatro são candidatos a vice-governador.

O peso das grandes cidades

Em capitais, o número de vereadores que tentarão um novo cargo em 2022 é significativo. Em São Paulo, por exemplo, quase um terço da Câmara Municipal concorre nestas eleições.

Dos 55 vereadores da cidade, 16 são candidatos (12 como deputado federal e quatro como estadual). Se todos se elegessem, a Câmara teria uma renovação de quase 30%.

Em todo o país, são 119 vereadores de capitais que se candidataram a deputado federal.

O pesquisador Fernando Meireles destaca que uma votação de vereador em uma cidade do tamanho de São Paulo ajuda a largar em uma “posição competitiva” pela vaga na Câmara dos Deputados.

Em 2020, os cinco vereadores mais votados para a Câmara paulistana tiveram entre 67 mil e 167 mil votos, números que dariam boas chances de vitória nas eleições para deputado federal no estado em 2018, a depender do partido.

Delegado Palumbo (MDB), Felipe Becari (União Brasil) e Fernando Holiday (Novo), que integram a lista dos vereadores mais votados em São Paulo em 2020, são candidatos a deputado federal em 2022.

Nas Câmaras Municipais do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte, mais de 20% dos vereadores também tentam outros cargos neste ano.

Além de 11 postulantes a deputado federal, a Câmara da capital mineira tem uma candidatura ao Senado.

Proporcionalmente, Maceió é a capital em que mais parlamentares buscam a Câmara dos Deputados: sete de seus 25 ocupantes. Por outro lado, nenhum dos 15 vereadores de Vitória lançou candidatura ao cargo.