Bolsonaro atrai simpatizantes durante uma motociata em Natal

Motociata atraiu multidão que acompanhou o presidente Bolsonaro.Bolsonaro discursa durante comício em Natal. — Foto: Reprodução

Faltando pouco mais de duas semanas para o dia da eleição, o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição mudou a rotina de Natal nesta quarta-feira (14), atraindo a atenção de milhares de apoiadores para defender sua candidatura e a de seus aliados numa agenda que começou por volta das 16h, com uma motociata partindo de Parnamirim, seguiu com um comício na zona Oeste e encerrou com a participação da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, no encontro “Mulheres pelo Brasil” na zona Norte.

Prevista para começar às 13h30min, a motociada conduzida pelo presidente atrasou por mais de duas horas, mas não desanimou seus apoiadores. Desde a concentração, nas proximidade dos antigo Posto Dudu, em Parnamirim, próximo à entrada do antigo Aeroporto Augusto Severo, até nas vias por onde o cortejo passaria, milhares de simpatizantes ficaram à espera.

“Foi um pouco demorado e poderia ter começado antes, mas a gente entende que nesse período a a agenda do presidente está muito concorrida. De qualquer modo, foi gratificante participar, me sinto orgulhosa em vê-lo de perto num evento ordeiro”, destacou a apoiadora Aline da Fonseca, que acompanhou o evento desde a concentração.

De fato, a agenda do presidente contou no mesmo dia com uma motociata e comício em Presidente Prudente (SP).

Pelas ruas de Natal, muita gente esperou para encontrar com candidato à reeleição, inclusive, quem estava ansioso pela primeira oportunidade de concretizar esse desejo. “É a primeira vez que venho a um evento desses e vim com a camisa do Brasil para mostrar que quero um Brasil diferente. Como cristão e como cidadão, quero que o Brasil continue como está. Seguindo com Bolsonaro”, comentou o estudante Erick Valério, que aguardava na Avenida Salgado Filho para ver a motociata passar.

Passava das 16h quando a via central da BR 101, já em Natal, foi esvaziada. Passarelas também ficaram fechadas durante a passagem do cortejo, fazendo com que algumas pessoas que precisavam trafegar para o outro lado da avenida desafiassem os veículos ao atravessá-la.

Um comboio de centenas de motocicletas com seus condutores apitando as buzinas preencheu parte da avenida. “Desde 2018 participo das motociatas quando o presidente vem aqui. O patriotismo dele está nos atraindo por um Brasil melhor. É isso que nos motiva”, destacou o auxiliar de serviços gerais, Ricardo Bernardo.

À frente das motos, estava o presidente sem capacete, como costuma fazer, até mesmo para ser visto de forma mais clara. Na sua garupa, trouxe o candidato ao Senado Federal pelo Rio Grande do Norte, Rogério Marinho (PL), também sem capacete. Ao seu lado, o ex-vice-governador e candidato ao Governo do Estado, Fábio Dantas (SD) também participou do cortejo, entre outros aliados, como o ministro das comunicações, Fábio Faria e o deputado federal, general Girão (PL), que busca a reeleição, e que também seguiam à frente da motociata sem capacete.

No caminho, Bolsonaro recebeu apoio de simpatizantes que vestiam camisetas da seleção brasileira, roupas das cores da bandeira nacional e acenavam com bandeiras. “Vim pra mostrar que o Brasil precisa ser livre e sem corrupção e que Bolsonaro é do bem e defende a família e o povo brasileiro. Onde ele pisar em Natal eu estarei”, declarava a apoiadora Ana Lourdes Oliveira, que aguardava desde às 13h nas proximidades da passarela do Natal Shopping.

Quem participou do cortejo, como o casal Luciana Araújo e Ênio Moisés, disse que a sensação era de que a maioria apoia o presidente em seu projeto de reeleição. “Foi emocionante ver tanta gente aqui. Isso mostra a aprovação dele para a reeleição”, declarou a mulher. “Quando participei do outro encontro que ele veio na Cidade Satélite, a praça também ficou lotada. Sem dúvidas, é sinal da aprovação a ele”, enfatizou o esposo dela.

Ele se referiu à vinda de Bolsonaro em junho passado, quando lançou o primeiro equipamento público dentre as 48 praças a receber o sinal da rede livre do Programa Internet Brasil, que disponibiliza rede Wi-fi gratuita por meio de banda larga em áreas públicas e escolas. Na ocasião também foi assinada uma ordem de serviço para a perfuração de poços artesianos em todo o estado e a instalação de dessalinizadores, no valor de R$ 92 milhões. Além disso, a confirmação de entrega de 2.700 títulos fundiários pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma.

Ontem, o comício foi realizado na Cidade da Esperança, pertinho da casa da moradora Zildete Ribeiro, que não disfarçava a satisfação. “Ele escolheu nossa cidade, nosso bairro para vim nos ver mais uma vez. Estamos confiantes e, como cristã, creio que teremos grande vitória, pela família, pela liberdade e por Deus acima de todos. Toda minha família esta aqui e confiam nisso”, disse ela.

Segurança
A vinda de Bolsonaro ocorreu, como sempre, com um forte aparato de segurança. Homens da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Forças Armadas participaram do esquema para garantir a integridade do presidente e dos demais participantes dos eventos.

Ao longo do percurso, a motociata passou por avenidas movimentadas da capital, como a BR 101, nos trechos da Avenida Senador Salgado Filho e Hermes da Fonseca e Avenida Coronel Estevão (Avenida 9), paralisando temporariamente o trânsito, o que necessitou também do apoio de agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU).

O momento mais tenso do percurso ocorreu quando a motociata passava próximo aos shoppings da Avenida Salgado Filho. Um grupo de apoiadores da deputada federal, candidata a reeleição, Natália Bonavides (PT), se organizou desde cedo fazendo panfletagem na via marginal da avenida, no conjunto Mirassol, próximo à parada do ônibus circular da UFRN.

No momento em que a motociata do presidente Jair Bolsonaro se aproximava, o grupo começou a se manifestar com músicas ligadas ao ex-presidente Lula, principal opositor de Bolsonaro que disputa o pleito. Eles hastearam bandeiras da campanha da deputada em apoio à candidatura à reeleição da governadora Fátima Bezerra e à Lula.

A reação dos participantes da motociata gerou troca de insultos, dedos em riste e respostas verbais, com palavrões em alguns casos. Porém, não houve conflitos além disso e a motociata seguiu seu percurso. As informações são da Tribuna do Norte.