Aeroporto de Natal lidera ranking de atrasos e cancelamentos de voo

A análise aponta que o número representou quase 28% dos 719 voos realizados no período. — Foto: Reprodução

Um levantamento feito pela AirHelp, empresa que presta serviços jurídicos para passageiros de companhias aéreas, apontou que o Aeroporto de Natal liderou o ranking, em maior porcentagem, de atrasos e cancelamentos de voos nos aeroportos brasileiros durante o mês de julho de 2022.

De acordo com os dados da empresa, 197 voos registraram atrasos superiores a 15 minutos e cancelamentos no Aeroporto Internacional Aluízio Alves. A análise aponta que o número representou quase 28% dos 719 voos realizados no período.

A AirHelp indicou que foram 60 voos atrasados e 137 cancelados. O “Top 3” do ranking, segundo a empresa, é composto ainda pelos aeroportos de Navegantes, em Santa Catarina, e de Manaus, no Amazonas.

Em nota, a Inframerica, responsável pela administração do terminal potiguar, afirmou que o Aeroporto de Natal registrou 1698 pousos e decolagens no mês de julho de 2022. Desse total, 79 partiram da capital norte-rio-grandense com atraso superior a 15 minutos, o que representa 4%. Além disso, apenas um voo foi cancelado, segundo a administradora.

No mesmo período, segundo a nota, 105 voos advindos de outros aeroportos chegaram com atraso superior a 15 minutos no Aeroporto de Natal. “Consequentemente, os voos de partida resultam também em decolagens atrasadas”, explicou.

O Aeroporto de Natal está em processo de devolução e aguarda uma nova licitação, que ainda não tem data para acontecer. Apesar disso, a Inframerica assegurou que os problemas com os horários não possuem relação com o fato. Além disso, enfatizou que os números do aeroporto apresentam crescimento.

“Os números de atrasos e cancelamentos não têm nenhuma relação com a devolução do Aeroporto de Natal. As operações do Aeroporto de Natal seguem crescendo, com foco na fluidez, segurança das operações e experiência do passageiro no terminal aéreo. O mês de julho de 2022 registrou um aumento de 14,2% na movimentação se comparado ao mesmo período de 2021 e 9,3% comparando com julho de 2019, movimentação pré-pandemia”, completou.

Os principais destinos dos voos em Natal são o Aeroporto de Guarulhos (São Paulo) e o do Recife. Além dos destinos nacionais, o terminal conta com voos para Portugal e, em dezembro, deve retomar a ligação com a Argentina.

Com informações do AirHelp e do Blog do FM