Lira, Pacheco e Fux faltam a desfile de 7 de Setembro, em Brasília

Na arquibancada, junto do presidente, estavam os presidentes de Portugal, Guiné-Bissau e Cabo Verde. — Foto: Reprodução

O desfile cívico-militar sobre o bicentenário da Independência não teve a participação de outros chefes de Poder, além do presidente Jair Bolsonaro (PL). O presidente do STF, Luiz Fux, e os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e Arthur Lira (PP-AL) não compareceram ao evento do governo realizado nesta quarta-feira (7)

Lira participou de atividade de campanha em Alagoas. Já o presidente do Senado havia dito que não iria ao desfile desta 4ª feira, mas que receberia Bolsonaro e outros chefes de Estado em sessão solene do Bicentenário da Independência no Congresso nesta 5ª feira (8.set).

No Twitter, Pacheco também afirmou que as comemorações do Dia da Independência “precisam ser pacíficas, respeitosas e celebrar o amor à pátria, à democracia e o Estado de Direito”.

Sem compromissos oficiais previstos para esta 4ª feira, Fux também preferiu não ir ao evento. No feriado do ano passado, Bolsonaro fez críticas diretas a ministros do STF durante manifestações em Brasília e em São Paulo.

A segurança da Presidência proibiu a exibição de cartazes e faixas por parte do público nas áreas próximas ao desfile. A justificativa foi de que os itens “atrapalham a visão”. Fora da área da parada militar, no entanto, manifestantes exibiram cartazes com frases contra o STF (Supremo Tribunal Federal) e pedindo “eleições limpas”.

Além de Bolsonaro, da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e do vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos), também participaram do desfile autoridades estrangeiras e ministros do governo. Na arquibancada, junto do presidente, estavam os presidentes de Portugal, Guiné-Bissau e Cabo Verde.

Candidato a vice-presidente, o general Braga Netto estava na primeira fila do palanque presidencial ao lado do ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira. Ex-ministros candidatos nas eleições deste ano e o empresário Luciano Hang, dono das lojas Havan também estavam no palanque.

Na manhã deste 7 de Setembro, o chefe do Executivo participou de café da manhã com autoridades no Palácio da Alvorada às 7h. Fux, Lira e Pacheco também não compareceram. Depois, Bolsonaro participou do desfile cívico-militar na Esplanada em que, fora da tradição, cumprimentou apoiadores. Em ato político, o chefe do Executivo também fez discurso em um trio elétrico após o desfile militar.

Poder 360