Sinal 5G é liberado a partir desta segunda-feira (5) em Natal

Até novembro, prestadoras de serviço deverão ter 33 estações de 5G na capital potiguar. — Foto: Reprodução/TV Integração
O celular é o aparelho número um para acessar a internet no Brasil. — Foto: Reprodução/Rafael Henrique

Por g1 RN — A partir desta segunda-feira (5), o sinal da internet 5G começa a ser liberado em Natal. Pelo menos 15 bairros da capital potiguar já estão recebendo a quinta geração do serviço móvel, segundo as operadoras responsáveis pela distribuição.

A liberação para o início da operação do 5G foi confirmada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para a capital potiguar e mais duas capitais – Fortaleza e Recife – em reunião realizada no dia 1º de setembro.

Segundo a agência, as operadores que adquiriram a faixa de 3,5 GHz na licitação do 5G, realizada no ano passado, já podem ativar estações com a tecnologia.

A decisão foi tomada pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência criado pela Anatel.

Até o dia 28 de novembro, quando vence a obrigação editalícia, as prestadoras Claro, Tim e Vivo deverão ter no mínimo 33 estações de 5G em Natal.

Segundo as operadoras Tim e Vivo o sinal entra em funcionamento nos seguintes bairros de Natal:

Alecrim (Tim)
Barro Vermelho (Tim e Vivo)
Candelária (Tim)
Capim Macio (Tim)
Centro (Tim)
Lagoa Nova (Tim)
Lagoa Seca (Tim e Vivo)
Mãe Luiza (Tim)
Neópolis (Tim)
Nova Descoberta (Tim)
Pajuçara (Tim)
Petrópolis (Tim)
Ponta Negra (Tim e Vivo)
Redinha (Tim)
Tirol (Tim e Vivo)

A Vivo afirmou que também está em processo de implantação do sinal para os bairros do Alecrim, Capim Macio, Cidade Alta, Nova Descoberta, Parque das Dunas, Petrópolis e Praia do Meio. O g1 procurou a Claro, mas não recebeu retorno sobre os bairros atendidos até a última atualização desta matéria.