TN/Consult: Para presidente, Lula tem 45% e Bolsonaro 33,4% no Estado

Os eleitores que disseram não votar em nenhum dos 12 candidatos a presidente são 8,65% e não souberam dizer, 5,18%. — Foto: Reprodução

Por Tribuna do Norte — Para a eleição de presidente da República, a pesquisa TN/Difusora/Consult aponta a liderança do ex-presidente Lula (PT), com 45% das intenções de votos dos eleitores do Rio Grande do Norte, na pesquisa estimulada, quando é apresentada aos entrevistados uma lista com os nomes dos candidatos.

Candidato à reeleição, o presidente Jair Bolsonaro (PL) vem em segundo lugar, com 33,47%, seguido de Ciro Gomes (PDT), com 6,82%.

Outros seis candidatos a presidente aparecem com menos 1% na preferência dos eleitores potiguares: Simone Tebet (MDB), 0,41%; Pablo Marçal (PROS), 0,24%; Felipe D’Ávila (NOVO), Léo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB) e Soraya Thronicke (União), têm 0,6%.

Não foram citados os candidatos Roberto Jefferson (PTB), Constituinte Eyamel (DC) e Vera Lúcia (PSTU).

Os eleitores que disseram não votar em nenhum dos 12 candidatos a presidente são 8,65% e não souberam dizer, 5,18%.

Já pesquisa espontânea, em que não é apresentada a listagem dos candidatos, Lula foi citado por 39,65%, seguido de Jair Bolsonaro, 29,94% e Ciro Gomes, 3,82%.

Foto: Reprodução

Também aparecem na pesquisa espontânea Simone Tebet, 0,18%; Felipe D’Ávila, Léo Péricles, Pablo Marçal e Vera Lúcia, 0,6%.

Os índices dos que responderam não votar em “nenhum” candidato e “não sabe dizer” foram de 7,82% e 18,2%, respectivamente, enquanto 0,12% disseram votar em “outro”.

Foto: Reprodução

No quesito rejeição, a pesquisa apontou que 41,5% dos eleitores não votariam “de maneira alguma” em Jair Bolsonaro, enquanto 34,5% não votariam em Lula. Já o candidato Ciro Gomes é rejeitado por 4,88% dos entrevistados.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A rejeição dos outros candidato têm os seguintes índices: Simone Tebet, 0,70%; Roberto Jefferson e Léo Péricles, 0,20%; Felipe D’Àvila, Pablo Marçal, Vera Lúcia e Soraya Thronicke, 0,10%. Constituinte Eymael e Sofia Manzano não foram citados.

Os que disseram não rejeitar “nenhum” candidato foram 6,20%; não souberam dizer, 10,80% e os que rejeitam todos os candidatos, 6,60%.

A pesquisa ainda perguntou se na eleição para presidente da República desse ano, o que é melhor para o Brasil e para a população brasileira? Se ”reeleger o presidente Jair Bolsonaro”, responderam positivamente 35,06% dos entrevistados e se “eleger outro candidato a presidente da República, responderam positivamente 59,71%. Não souberam dizer, 5,24%.