Pesquisa aponta influencia do sono na composição corporal de crianças e adolescentes

Dados são do Centro Nacional de Pesquisa Cardiovascular da Espanha. — Foto: Reprodução

Estudo realizado no Centro Nacional de Pesquisa Cardiovascular da Espanha apontou a existência de uma relação entre sono de má qualidade e problemas relacionados a sobrepeso e obesidade. De acordo com os pesquisadores, o tempo ideal de sono para adolescentes entre 13 e 18 anos é de 8 a 10 horas, e o de crianças entre 6 e 12 anos é de 9 a 12 horas.

Ao analisar 1.229 adolescentes com idade média de 12 anos, por uma semana, com um rastreador de atividade vestível, os pesquisadores dividiram os adolescentes em três grupos:

1º) Dormidores muito curtos: Aqueles que dormem menos de sete horas por noite
2º) Dormidores curtos: Aqueles que dormem de 7 a oito horas por noite
3º) Dormidores ótimos: Aqueles que dormem mais de oito horas por noite

Dos participantes com 12 anos, somente 34% dormiam em média 8 horas por noite, e entre os adolescentes de 14 e 16 anos, a média foi ainda menor, apontando 23% e 19%, respectivamente. O estudo também mostrou que os meninos tendem a dormir menos nessa fase da vida.

A má qualidade do sono reflete na composição corporal dos jovens: 27% do grupo de 12 anos estava com sobrepeso e obesidade, índice que diminui para 24% no grupo de 14 anos, e para 21% no de 16 anos.

A pesquisa também percebeu que aqueles com numero de horas de sono abaixo do tempo considerado saudável foram 19% e 29% mais propensos a ter sobrepeso e obesidade.

As informações são do portal R7.