Fecomércio RN entrega pleitos para o candidato Styvenson Valentim

Styvenson Valentim citou o Comércio como um dos principais setores econômicos geradores de emprego. — Foto: Divulgação
Styvenson Valentim citou o Comércio como um dos principais setores econômicos geradores de emprego. — Foto: Divulgação

A terceira etapa do “RN em Foco – Debatendo o Futuro da Economia Potiguar” ocorreu nesta segunda-feira, 29, no Hotel Escola Senac Barreira Roxa, em Natal. A iniciativa do Sistema Fecomércio Rio Grande do Norte foi marcada pela entrega do documento que contém os principais pleitos do segmento do Comércio, Serviços e Turismo do RN ao candidato Styvenson Valentim, que concorre à disputa para o Governo do Estado nas eleições deste ano, pelo partido Podemos.

No ato da entrega, o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, frisou a contribuição do setor para o fortalecimento da economia potiguar, responsável por mais de 75% do PIB e do ICMS recolhido no estado.

“Os nossos setores dependem fortemente de condições econômicas que podem e devem ser fruto de ações de governo. Essas ações precisam dar suporte para que possamos enfrentar um cenário que atualmente é bastante desafiador”, frisou o dirigente da Federação.

Queiroz também pontuou que o Rio Grande do Norte tem cerca de 210 mil empreendimentos optantes do Simples em todos os segmentos econômicos. “Estas empresas são as que mais empregam e geram renda no estado”, concluiu.

O documento também apresenta dados sobre os principais segmentos econômicos do Rio Grande do Norte, para que o futuro gestor possa aplicá-las nas áreas de gestão, segurança pública, turismo e empreendedorismo.

Ao falar para os empresários, Styvenson Valentim citou o Comércio como um dos principais setores econômicos geradores de emprego. “Sempre acreditei que a verdadeira área que promove empregos é a de vocês. Não dá para pensar em investimento sem pensar no segmento do Comércio e Serviços”, frisou o candidato.

O momento contou com a realização de perguntas, feitas pelos líderes empresariais presentes no encontro, ao candidato Styvenson, sobre as áreas contempladas no documento. O candidato falou da necessidade de uma “reforma legislativa e tributária”, argumentando que o estado necessita ter retorno financeiro com a revisão dos tributos arrecadados.

“Também é necessário rever todos os incentivos fiscais, aplicados até hoje, para saber se realmente esse investimento foi devolvido”, disse.

Os pleitos apresentados pela Fecomércio RN também incluem duas iniciativas propostas pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços Turismo (CNC). Trata-se da “Agenda Institucional do Sistema Comércio” e o resultado do projeto “Vai Turismo – Rumo ao Futuro”, com foco no setor do turismo potiguar, principalmente após o impacto da pandemia.

O evento contou com a presença de presidentes dos sindicatos filiados à Federação, diretoria da entidade, empresários e representantes de instituições ligadas ao setor de Comércio, Serviços e Turismo.