Ministro do TSE manda remover áudio falso de Aldo Rebelo contra Lula

Tribunal Superior Eleitoral. — Foto: José Cruz / Arquivo da Agência Brasil

O ministro Raul Araújo, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ordenou neste sábado 27 que uma série de postagens nas redes sociais com um áudio falsamente atribuído ao ex-ministro da Defesa Aldo Rebelo, em que ele falaria mal do Partido dos Trabalhadores (PT) e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à Presidência. As informações foram publicadas pela Agência Brasil.

O ex-ministro, candidato ao senado pelo PDT de São Paulo, nega que o o áudio é de sua autoria. “Aldo Rebelo (ex-ministro e ex-deputado) estaria responsabilizando Lula e os governos do PT pela corrupção na Petrobras e pela alta dos preços do combustível”, diz uma das postagens, feita pelo deputado estadual Bruno Engler (PL-MG). A informação falsa foi publicada em 57 perfis em diferentes redes sociais.

A remoção das publicações foi solicitada pela Coligação Brasil da Esperança, que apoia o ex-presidente Lula, ao TSE, alegando que diversas agências de checagem concluíram que o áudio é falso.

O próprio Rabelo negou para algumas dessas agências que a voz do áudio não é sua. De acordo com os advogados Eugênio Aragão e Cristiano Zanin Martins, a peça faz parte de uma “estratégia de desinformação e propagação de fake news (notícias falsas)”.

O ministro do TSE ainda concorda com os advogados. Na decisão, ele destacou “que as publicações impugnadas – embora em formatos diversos – são inverídicas, pois Aldo Rebelo não gravou o áudio impugnado, informação que foi confirmada por ele no seu perfil no Twitter, em 24.5.2022, bem como por diversas agências de checagem. Trata-se, portanto, de conteúdo produzido para disseminar desinformação”.

As redes sociais YouTube, Facebook, Instragram, Gettr e TikTok têm um prazo de até 24 horas para fazer a retirada das postagens.