80 anos da Base Aérea de Natal traz ao público Concerto de “Estreia Mundial da Sinfonia Trampolim da Vitória” no próximo sábado com a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, Banda e Big Band Trampolim da Vitória

Evento tem entrada gratuita mediante inscrições pelo Sympla, a partir das 9h, desta quinta-feira (25). — Foto: Brunno Martins
Evento tem entrada gratuita mediante inscrições pelo Sympla, a partir das 9h, desta quinta-feira (25). — Foto: Brunno Martins

História e música se fundem no próximo dia 27 de agosto (sábado) no Concerto de “Estreia Mundial da Sinfonia Trampolim da Vitória”, que acontece no Cine Campal Trampolim da Vitória, a partir das 17h, com apresentação da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte – OSRN, Banda Big Band Trampolim da Vitória.

O evento integra e marca a comemoração dos 80 anos da Base Aérea de Natal (BANT), com apresentação de uma obra artística de leitura universal que enfatiza a importância da BANT para a história mundial, com destaque para o Brasil e o Rio Grande do Norte. O público vai poder conferir de perto, com acesso gratuito, reservando ingressos previamente pelo Sympla, a partir das 9h, desta quinta-feira (25). E também ao vivo pelo YouTube, no canal oficial da OSRN.

Sinfonia Trampolim da Vitória é uma obra musical programática, com quatro movimentos que visitam momentos da Segunda Guerra Mundial, retratando desde seu início ao desfecho; passeia pela história da Base Aérea e sua influência na criação do município de Parnamirim e no progresso de Natal. A obra tem concepção e roteiro de Tatiane Fernandes e composição de Willames Costa.  O primeiro maestro a reger essa obra será Linus Lerner, brasileiro com cidadania norte-americana.

Tatiane comenta que a ideia da sinfonia surgiu através da proposta do “Edital Transformando Energia em Cultura”, do Sebrae-RN. “Idealizei a criação de uma obra musical com potencial de compartilhar a importância histórica do que foi a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, sendo criada a BANT, em 1942, na então cidade de Natal, hoje, Parnamirim”. E acrescenta, relembrando que o momento trouxe, à época, um relevante impacto sociocultural. “A vinda dos norte-americanos para a cidade incluiu desde hábitos, tecnologias e sabores, como os chicletes, hamburgueres, coca-cola e calças-jeans, até amizades e romances entre potiguares e os jovens soldados. E, o principal impacto geográfico, foi o surgimento da cidade de Parnamirim”, enfatiza a idealizadora.

O evento tem patrocínio da Prefeitura de Parnamirim, da Embaixada e Consulado EUA, com apoio cultural do Sebrae-RN. O Concerto integra a temporada 2022 da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte – OSRN que é patrocinado pela Neoenergia Cosern e Instituto Neoenergia através da Lei Câmara Cascudo, da Unimed Natal e do Hospital do Coração. A realização é da Mapa Realizações Culturais e da Base Aérea de Natal.

Sobre os autores

Tatiane Fernandes (Concepção e Roteiro)

Produtora Cultural, Diretora de Arte e Diretora de Produção da Mapa Realizações Culturais, a engenheira de Produção Artística, Tatiane Fernandes, atua na criação e roteirização de espetáculos e webséries, além de realizar curadoria em exposições. Criou espetáculos como: It’s Me com, Samara Alves; Nella Fantasia e Essência do Tempo, com o grupo Delicatto; Opera Rock, com Hilkelia; Estrada de Luz, com Glaucia Santos e, o mais recente, o Universo Fantástico, com estreia prevista para 25 de setembro de 2022.

Roteirizou as webséries: “Artesanato Potiguar”, com fotografia de Canindé Soares; Deusas e Deuses da Mitologia Ioruba, com edição de Danilo Tenório e Ilustrações de Ismael. Colaborou com o roteiro do espetáculo “Nativitaten 2021” para o 36º Natal Luz de Gramado; criou as exposições “Casa da Cidinha – Cidadania para crianças”; realizou a curadoria e o projeto expográfico das exposições Cores e Formas, de Juliana Juaquina, e Geometricismo de Andruchak.

É ativista nas áreas de Cultura e Direitos Humanos.

Willames Costa (Compositor)

Músico, arranjador e compositor, Willames Costa é também contrabaixista da OSRN e pianista da Banda Sinfônica de Natal.

A composição da “Sinfonia Trampolim da Vitória” marca sua estreia como compositor de sinfonias. Em seu acervo de composições encontramos: Concerto N°1 para Violino in G; Poema Sinfônico Emeritus e a Abertura Areias ao Vento e a trilha sonora do espetáculo “Encruzilhada do Mundo”.

Com carreira sólida como arranjador, teve participações nos espetáculos “Nativitaten 2021”, para o 36º Natal Luz de Gramado; SESC Parcerias Sinfônicas; Tributo à MPB; Tributo a Gonzagão – O rei do baião; Uma canção pelo ar – 100 anos de Vinicius de Morais e Alpendre; Abbalando as Estruturas, Madrigal da UFRN; Studio Ribeira; Morada da Memória Elino Julião – OSRN.

Atuou como arranjador, diretor musical e maestro convidado do DVD comemorativo aos 20 da Orquestra AD Londrina-PR; foi arranjador residente da Orquestra Sinfônica de Gramado, onde também participou como assistente de maestro; maestro da Big Band do Festival Internacional Gramado in Concert. Foi maestro, por quatro anos, da Banda Sinfônica de Natal e atuou como maestro convidado em algumas orquestras evangélicas do país (Brasília-DF, Palmas -TO, Guaraí -TO, Londrina-PR e Apucarana-PR).

Participou de masterclasse com contrabaixistas renomados como: Milton Masciadri, Sonia Ray, Luciano Carneiro, Gustavo Langes Fontes. Foi professor substituto de contrabaixo acústico na UFRN, e atuou como músico convidado da Orquestra do Sul do Arizona – SASO, no Festival Internacional de Ópera de San Luis Potosi – México, por quatro anos consecutivos.

Serviço:

“Estreia Mundial da Sinfonia Trampolim da Vitória”

Quando: 27 de agosto (sábado)

Onde: Cine Campal Trampolim da Vitória – Base Aérea de Natal (R. do Especialista, S/N – Emaús, Parnamirim)

Horário: 17h

Entrada: GRATUITA – O interessado deve realizar inscrição pelo Sympla através do link: www.sympla.com.br/concerto-lancamento-sinfonia-trampolim-da-vitoria—80-anos-bant__1689699 . Não será necessário trocar o voucher – esse ingresso é válido para até duas pessoas. Para o acesso, as duas pessoas precisam estar presentes, não sendo possível a entrada posterior. Os ingressos terão validade até as 16h50, do dia da apresentação (27 de agosto). É aconselhável levar carteira de vacinação e uso de máscara durante todo o evento.

Estacionamento: O local dispõe de estacionamento interno na Base, no entanto, é legalmente PROIBIDO qualquer tipo de propaganda político partidária. Assim, caso haja adesivos em veículos, esses, poderão ficar estacionados no bolsão da entrada. Roupas, broches e bottons também fazem parte dessa proibição legal.