Lula diz que ‘igreja não é palanque político’ em ato de campanha

O petista acusou seus opositores de usarem a igreja como palanque político. O petista afirmou defender o Estado laico. — Foto: Divulgação

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reuniu militantes e apoiadores no fim da manhã deste sábado (20) em um ato de campanha como pré-candidato à Presidência da República, no Vale do Anhangabaú, em São Paulo.

Em matéria publicada pelo G1 SP, o petista acusou seus opositores de usarem a igreja como palanque político. O petista afirmou defender o Estado laico.

“Tem muita fake news religiosa correndo por esse mundo, tem demônio sendo chamado de Deus e gente honesta sendo chamada de demônio, porque tem gente que não está tratando da igreja para gostar da fé e da espiritualidade e está fazendo da igreja um palanque político ou uma empresa para ganhar dinheiro. E eu quero dizer para vocês. Eu Luiz Inácio Lula da Silva defendo o estado laico, o estado não tem que ter religião e todas as religiões precisam ser defendidas pelo estado e as igrejas não têm que ter partido político porque as igrejas precisam cuidar da fé e da espiritualidade das pessoas e não cuidar da candidatura de falsos profetas ou de fariseus que estão engando esse povo o dia inteiro. Eu falo isso com a tranquilidade de um homem que crê em Deus. Eu quando quero conversar com Deus, não preciso de padres ou de pastores. Eu posso me trancar no meu quarto e conversar com Deus quantas horas eu quiser e sem precisar de favores”.

No início do seu discurso, Lula fez uma defesa da ex-presidente Dilma Roussef e lembrou a campanha do impeachment. Sem citar o nome de Jair Bolsonaro, o ex-presidente disse:

” O que é uma pedalada contra as motociatas que esse genocida faz hoje? ”

O evento começou por volta das 11h e durou cerca de duas horas e meia. Antes de Lula, discursaram o deputado André Janones, o senador Randolfe Rodrigues, o candidato ao Senado Márcio França, o candidato a vice, Geraldo Alckmin e a ex-presidente Dilma Rousseff. Um palco com cinco telões foi montado para o evento. Neles também eram exibidos jingles e imagens da campanha.

Durante o ato, militantes e convidados cantaram músicas com referência ao recente episódio em que o Presidente Jair Bolsonaro foi chamado de “tchutchuca do Centrão”, por um influencer.

Lula dividiu o palanque com o candidato ao governo de São Paulo, Fernando Haddad (PT), o candidato a vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB); a ex-presidente Dilma Rousseff, o senador Randolfe Rodrigues (Rede), e o deputado federal André Janones (Avante) e o candidato ao Senado por São Paulo, Márcio França(PSB).

Foto: Edilson Dantas.