Datafolha: vantagem de Lula poderá beneficiar crescimento de Fátima no RN

O levantamento mostra que Lula ainda mantém chances de ganhar no primeiro turno por uma margem estreita. — Foto: Divulgação

A ofensiva do ex-presidente Lula da Silva (PT) para tentar ganhar a eleição de outubro já no 1º turno segue firme. Segundo a nova pesquisa do Datafolha, Lula tem hoje 51% dos votos válidos, antes 35% de seu oponente mais bem colocado, o presidente Jair Bolsonaro (PL). Na rodada anterior, no fim de julho, Lula tinha 52%. O instituto ouviu 5.744 eleitores em 281 cidades de terça 16, data do começo da campanha de rua, a esta quinta 18. A pesquisa, contratada pela Folha e TV Globo, foi registrada no TSE com o número BR-09404/2022.

Com sua margem de erro global de dois pontos percentuais para mais ou menos, o levantamento mostra que Lula ainda mantém chances de ganhar no primeiro turno por uma margem estreita. Ele soma 51% dos votos válidos, excluindo os 6% de brancos e nulos, que é a forma com que a Justiça Eleitoral contabiliza o resultado final —vence quem tiver 50% mais um voto no dia 2 de outubro. O sucesso de Lula no país, tendo o Nordeste como forte base poderá beneficiar seus candidatos ao Governo do Estado.

No Rio Grande do Norte, a governadora Fátima Bezerra (PT) vem fazendo uma campanha colada em Lula, que em todas as pesquisas divulgadas e registradas no Estado vence com folga Bolsonaro. A pesquisa eleitoral do Instituto Exatus, contratada pelo AGORA RN (RN-05987/2022) indagou aos potiguares quem eles escolheriam para ser o futuro presidente da República. 50,2% afirmaram votar em Lula, contra 27,4% que escolheriam Bolsonaro. Em relação à pesquisa anterior, de julho, Lula subiu de 44,12% para 50,2% e Bolsonaro oscilou de 26,52% para 27,4%. 58,6% desaprovam o governo Jair Bolsonaro, aponta Exatus. Bolsonaro tem rejeição de 47,7% entre os potiguares.

Movimentos

A governadora Fátima Bezerra argumenta que, com Lula presidente, o Rio Grande do Norte terá um outro horizonte. Ela tem muita confiança, e tendo Lula presidente da República fará outro governo. Ela discursa e lembra que os benefícios chegaram ao Estado, inclusive no campo da Educação, onde tece papel protagonista com os IFRNs. “Eu governadora com Lula presidente vamos poder fazer muito mais pelo povo deste estado, promovendo direitos, cidadania e dignidade”, frisa.

Guia Eleitoral

A Justiça Eleitoral dividiu o tempo de propaganda eleitoral que cada concorrente ao Governo terá a partir de 26 de agosto, no rádio e na TV. Fábio Dantas (Solidariedade) tem 4 minutos e 58 segundos, e Fátima 4 minutos e 5 segundos em cada programa. O tempo total da propaganda é de 10 minutos.Os programas dos candidatos a governador, senador e deputados estaduais serão exibidos às segundas, quartas e sextas, duas vezes por dia, sendo no rádio das 7h15 às 7h25 e das 12h15 às 12h25. Na TV os programas serão exibidos das 13h15 às 13h25 e das 20h45 às 20h55.

Sem Tv, sem Rádio

O candidato do Podemos, Styvenson Valentim, abdicou do tempo. Os 16 segundos que seriam destinados ao capitão-senador, foram redistribuídos pelos outros 4 candidatos com direito a tempo de rádio e TV a partir da representação de cada partido no Congresso Nacional.

Toga

Candidato a deputado federal, o presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Lawrence Amorim (Solidariedade), foi alvo de ação de impugnação junto à Justiça Eleitoral. E o pedido foi feito pelo candidato a deputado estadual do Avante Marcos Fábio de Oliveira Pereira, e será julgado pela juíza Érika de Paiva Duarte Tinôco. No foco, Marcos alegou que Lawrence não teria se desincompatibilizado de cargo na Fundação Aldenor Nogueira, ligada à Câmara Municipal, dentro do prazo de desincompatibilizações do calendário eleitoral. O Solidariedade anda cruzando os dedinhos!

Datafolha

Lula tem 47% dos votos, ante 32% de Bolsonaro na estimulada. O ex-presidente se manteve com os mesmos 47%, enquanto o atual presidente avançou três pontos, mantendo uma curva suavemente ascendente apesar de a oscilação estar perto do limite da margem de erro. Bolsonaro apostou suas fichas no Auxílio Brasil, cuja primeira parcela começou a ser paga no dia 9, e nas sucessivas reduções de preço de combustíveis operadas pela Petrobras após o presidente intervir na chefia da estatal.

Auxílio BRASIL

Resultado entre os mais pobres, aqueles que ganham até 2 salários mínimos e formam 51% da amostra do Datafolha, não foi ainda claro: Bolsonaro manteve os 23% que havia conquistado na rodada anterior. Lula, por sua vez, oscilou positivamente um ponto, para 55%. A margem de erro específica desse segmento é de três pontos percentuais, a mesma da faixa de 2 a 5 mínimos, que compõe 33% da amostra e de onde sai a melhor notícia para Bolsonaro neste levantamento: ele subiu sete pontos, empatando tecnicamente com Lula, a quem bate por 41% a 38%.

Evangélicos

Com relação ao voto dos evangélicos, 25% do eleitorado nesta amostra. Entre eles, Bolsonaro avançou ainda mais, subindo de 43% para 49%, enquanto Lula oscilou de 33% para 32%. O impacto das reduções de energia também é fator a ser considerado. Já o investimento que Bolsonaro fez no período no eleitorado feminino, no qual historicamente tem dificuldades, perdeu o ímpeto mostrado na pesquisa de julho: ele oscilou de 27% para 29%, enquanto Lula foi de 46% para 47%.